A expectativa da torcida pela volta de Eder Luis era muito grande. Importante nome na temporada de 2011, o atacante estava há três meses sem entrar em campo, por conta de uma lesão no pé direito. Neste sábado, o jogador enfrentou o Olaria e conseguiu fazer uma boa partida apesar do longo tempo de inatividade. A falta de ritmo foi clara e se pode constatar no número de passes errados e de bolas perdidas (quatro nos dois casos). Mas em todos os outros quesitos teve um bom índice.
Eder deu apenas dois chutes, mas foi o suficiente para, em um deles, bater o goleiro adversário e fechar o placar de 2 a 0 da vitória vascaína (Tenório marcou o primeiro). O jogador ainda acertou cinco passes, sofreu uma falta, deu três dribles e roubou três bolas. Para o técnico Cristóvão Borges, entretanto, mais que os bons números o mais importante foi o tempo que o atacante esteve em campo (77 minutos) e o fato de ter criado espaços em campo.
- Ele foi muito bem. Estamos muito felizes, mas foi só o primeiro jogo dele depois da lesão. Temos que ter calma. Ele voltar com confiança é muito importante. Ele te dá opções táticas muito importantes. Ele, mesmo sendo atacante, cumpre funções no meio e na defesa. É um jogador que acrescenta muito – disse o treinador.
Assim que marcou o gol, Eder se voltou para o banco e fez um gesto para Cristóvão com o polegar, compartilhando com o treinador sua alegria. E o técnico não foi o único a receber o carinho do atacante. Ao ser substituído no meio do segundo tempo, Eder foi muito aplaudido e retribuiu o carinho dos torcedores. A felicidade, entretanto, não faz com que o jogador se empolgue.
- Estou um pouco fora de ritmo e acabo errando coisas que não erraria. Você não tem a mesma desenvoltura, mas está bom. Estou aproveitando, podendo ajudar mais uma vez. Está tudo bem e espero que continue assim no resto da temporada. Com gol é melhor ainda. Quando você trabalha sério, as coisas acontecem.
Eder ainda não sabe se será utilizado nesta terça, contra o Alianza Lima (PER). A princípio, Cristóvão não contava com ele, mas depois da atuação deste sábado, e da lesão de Tenório, o técnico admite mudar os planos.
- Vamos ver como ele vai se recuperar. Temos que analisar dia a dia. Ele ficou muito tempo parado. Mas vamos ver.
O Vasco volta agora suas atenções para a disputa do segundo jogo da Libertadores, contra o Alianza Lima (PER). O jogo será disputado na terça-feira, em São Januário, a partir das 21h45m (horário de Brasília).
Números de Eder
Gols: 1
Passes certos: 5
Passes errados: 4
Chutes: 2
Roubadas de bola: 3
Bolas perdidas: 4
Dribles: 3
Tempo em campo: 77m