O site oficial da Fifa dedicou uma matéria ao jogador que mais chama a atenção no emergente futebol chinês, e ele é bem conhecido do torcedor brasileiro. Aos 25 anos, Muriqui, ex-Vasco e Atlético-MG, ganhou o prêmio de melhor jogador do país no ano passado e também foi o artilheiro, com 16 gols, e ajudou o Guangzhou Yiyao no caminho para o título.
Apesar de o campeonato local contar com estrelas como o francês Anelka, Muriqui é o principal destaque. Porém, de acordo com sua entrevista ao site da maior entidade de futebol do mundo, ele quer ser apenas mais um em sua equipe.
- Meu principal objetivo é ajudar meu time a conquistar títulos. Depois que vou pensar no individual. É bom ter seu trabalho sendo reconhecido, mas preciso continuar trabalhando para jogar bem.
Vivendo há um ano e meio no país, Muriqui diz que consegue viver em relativa paz. Pode passear em determinados lugares sem sofrer demais com o assédio dos torcedores. Além disso, o atacante afirmou que procura sempre viajar para locais com praia, para matar um pouco a saudade do Brasil e do Rio de Janeiro.
- Tem sido tudo bem tranquilo. A população chinesa é muito grande. Você consegue passar despercebido em determinados momentos. Normalmente as pessoas que me reconhecem são as que acompanham o futebol de perto.
Uma mania entre os torcedores do Guangzhou Yiyao é usar uma máscara com a cara de Muriqui. Nas arquibancadas, diversos fãs usam o objeto para homenagear o atacante. O atleta confessa que estranhou no início o que estava acontecendo, mas depois achou graça e agradeceu o apoio da torcida local.
- Vi pela primeira vez só na Internet, mas não entendi muito bem o que estava acontecendo. Só fui ver o que realmente estava rolando quando cheguei ao estádio num jogo seguinte, e os torcedores estavam com as máscaras na arquibancada. É uma emoção muito grande.
No caminho inverso, recentemente o Corinthians contratou um jogador chinês. Desconhecido em seu país, Chen Zhizhao chega para servir de ponte para a marca do Corinthians entrar na China. Sua contratação faz parte da estratégia de marketing do Timão para expandir sua imagem no Oriente.
Fonte: R7