O Vasco voltará a fazer amanhã – 29 de fevereiro – um jogo bissexto. Faz 28 anos que realizou o último, em 29 de fevereiro de 1984. Bissexto é o ano que tem 366 dias, por haver um dia extra em fevereiro, o dia 29, que, de quatro em quatro anos, se acrescenta ao mês de fevereiro.
Quem sabe bem e me conta a história é o querido colega Gustavo Mariani, baiano, vascaíno, jornalista que escreve Histórias da bola no prestigioso Jornal de Brasília, e também no seu bem acessado www.kikedabola.blogspot.com
“O último jogo bissexto do meu Vasco - conta-me Mariani - foi no Castelão, na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 84. Perdemos (2 a 1) para o Fortaleza, que chegou a fazer 2 a 0, gols de Tangerina, aos 25 do 1º tempo, e Luisinho, aos 29. O gol do Vasco foi do Mauricinho, aquele baixinho que era ponta-direita, no minuto final”.
O jogo bissexto do Vasco, em 29 de fevereiro de 84, teve renda de 16 milhões 798 mil 600 cruzeiros – a moeda da época -, com 22.074 pagantes. Árbitro: Laerte Marquezíni, de Pernambuco. Fortaleza - Sergio Monte, Caetano, Pedro Basílio, Tadeu e Luisinho; Tangerina, Serginho e Betinho; Valdir, Vagner e Evilásio. Vasco - Roberto Costa, Edevaldo, Daniel Gonzalez, Nenê e Aírton; Pires, Geovani e Arturzinho; Jussiê, Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico – Edu Coimbra.
Fonte: Blog do Deni Menezes