O desfile deste ano de 2012 da Unidos da Tijuca, campeã do Grupo Especial, custou R$ 10 milhões, de acordo com o presidente da escola, Fernando Horta. Desse montante, R$ 3 milhões vieram do lucro com as apresentações da comissão de frente do desfile de 2010, quando a escola foi campeã com o enredo sobre segredos. Bailarinos trocavam de roupa como num passe de mágica e conquistaram o público. Com isso, foram contratados para se apresentarem em congressos, festas e demais eventos por todo País.
Metade do dinheiro para a realização do grande sonho de Horta, que era homenagear Gonzagão com um desfile, veio de ao menos seis empresas que foram convencidas a patrocinar a escola com a ajuda de Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, Estado onde nasceu o rei do Baião.
Após a escola ser consagrada campeã, Campos ligou para o presidente da Unidos da Tijuca. Horta afirmou que o governador pernambucano não colaborou com dinheiro, mas seu incentivo para angariar empresas foi fundamental. Emocionado, o presidente da Tijuca exaltou a escola e o estilo de Carnaval que ela conseguiu imprimir na avenida.
- É uma emoção muito grande. Um trabalho árduo de muitos anos e agora quem quiser ser campeão tem de ganhar da Unidos da Tijuca.
Horta ressaltou a importância da criatividade de Paulo Barros, o carnavalesco que chegou para o Carnaval de 2010 na escola e já arrematou um título para a agremiação. O presidente da escola disse que nem sempre gostava das ideias para enredo do carnavalesco e que neste ano teve de convencê-lo a aceitar fazer um enredo sobre Luiz Gonzaga.
- Sempre soube do que Paulo Barros era capaz de fazer qualquer enredo. Sempre achei feio o que ele me pedia e ele tinha que acertar dessa vez o que pedi. Eu tenho todos os discos do Gonzagão, sou o maior fã. O maior representante do nordeste não podia ficar fora dessa festa.
A diretoria da escola ainda não pensou em um tema para o ano que vem. De acordo com o diretor Ricardo Fernandes, ainda não foi definido nenhuma diretriz para se chegar a um tema, mas eles são confiantes de que a agremiação pode defender bem qualquer enredo.
-A Tijuca demonstrou que sabe fazer qualquer tema de Carnaval.