O Vasco entrará em campo na próxima quarta-feira (22/02) para enfrentar o Flamengo exatamente dois anos e onze meses após sua última vitória sobre o rival. Na época, o time comandado por Dorival Júnior e que tinha Carlos Alberto como líder venceu o rubro-negro pelo placar de 2 a 0, com gols de Elton e Jéferson.
A vitória fez com que o Gigante da Colina ganhasse moral para a sequência da temporada e mais para frente alcançasse a semifinal da Copa do Brasil e o título do Campeonato Brasileiro da Série B. Desde aquele dia, o clube de São Januário acumulou empates e derrotas contra o maior rival.
Dentre todos os atletas que estiveram em campo naquele dia, apenas o volante Nilton continua como titular no time que hoje é comandado por Cristóvão Borges. Isso porque Fernando Prass e Fagner, hoje titulares absolutos, eram reservas de Tiago e Paulo Sérgio naquela partida e Carlos Alberto, capitão na época, hoje está afastado do elenco.
Pelo lado rubro-negro, os remanescentes daquela partida são os volantes Aírton e Willians e lateral-direito Leonaro Moura, que na oportunidade jogou como quarto homem de meio-campo.
Além do atual camisa 19, outros jogadores que já venceram o Flamengo pelo Vasco foram os experientes Juninho Pernambucano e Felipe.
Ficha técnica do jogo Vasco 2 x o Flamengo (22/03/2009)
Vasco: Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jéferson (Edu Pina) e Carlos Alberto; Alex Teixeira (Rodrigo Pimpão) e Elton (Léo Lima).
Técnico: Dorival Júnior
Flamengo: Bruno; Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton (Everton), Willians, Ibson e Leonardo Moura; Zé Roberto (Kléberson) e Josiel (Obina).
Técnico: Cuca
Data: 22/03/2009 (domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos
Auxiliares: Jorge Luís Campos Roxo e Silbert Faria Sisquim
Público: 69.648 pagantes / 73.371 presentes
Renda: 1.213.044,00
Cartões amarelos: Carlos Alberto, Ramon, Titi, Nilton, Jéferson, Fernando e Elton (Vasco). Willians, Aírton, Ronaldo Angelim e Fábio Luciano (Flamengo).
Cartões vermelhos: Carlos Alberto, aos 33 minutos do primeiro tempo. Ramon, aos 13 minutos; e Titi, aos 48 minutos do segundo tempo (Vasco). Willians, aos 16 minutos do primeiro tempo. Leonardo Moura, aos 8 minutos do segundo tempo (Flamengo).
Gols: Elton, aos 11 minutos; e Jéferson, aos 15 minutos do segundo tempo.
Fonte: Supervasco