Andarilho do futebol, o ex-atacante Luizão vestiu a camisa de 14 clubes ao longo de sua carreira. Conquistou o Mundial de Clubes e um Brasileirão, no Corinthians, duas Taças Libertadores (por Vasco e São Paulo), uma Copa do Brasil (no Flamengo), três Paulistões (por Palmeiras e pelo time do Parque São Jorge), um Carioca e um Rio-São Paulo (no Cruz-Maltino).
Sua estreia no futebol profissional foi em Campinas, no Guarani, onde não levantou troféus, mas fez parte do elenco que chegou em terceiro lugar no Brasileirão de 1994.
- A campanha de 94 foi sensacional. Foi um momento sensacional da minha carreira, da carreira do Amoroso, da história do Guarani. Nós fizemos uma grande dupla e tivemos momentos maravilhosos - afirma Luizão, em entrevista ao "É Gol!!!".
Para o ex-atacante, aposentado em 2008, sua consagração como artilheiro veio no Palmeiras, onde conquistou o título paulista de 1996, e jogou ao lado de craques como Rivaldo, Müller e Djalminha.
- O Palmeiras me abriu as portas para um cenário maior. Fui feliz de encontrar vários jogadores experientes, que me ajudaram bastante. Foi onde eu me firmei como grande atacante.
Depois de uma transferência para a Espanha, onde defendeu o Deportivo La Coruña, o atacante chegou ao Vasco, para a primeira passagem no futebol carioca.
- É difícil um paulista chegar ao Rio e conquistar a cidade. Tenho um carinho enorme pelo Vasco, pela torcida. Ali fui feliz de um jeito que não dava para imaginar. Conquistei minha primeira Libertadores ali.
Apesar do carinho, Luizão defendeu o rival Flamengo sete anos depois de deixar o São Januário. Em 2006, os dois clubes se encontraram na decisão da Copa do Brasil. O ex-atacante não perdoou o antigo clube e marcou na vitória por 2 a 0, na primeira partida da decisão, e conquistou o título.
- O Flamengo foi um sonho que eu realizei e conquistar um título em cima do Vasco. Era o único título que eu ainda não tinha no futebol brasileiro.
No Parque São Jorge, Luizão fez dupla com Edílson, que entrou para a história do clube com o título Mundial e o bi do Brasileirão.
- O Corinthians é tudo. Foram muitas alegrias. Eu estreei fazendo quatro gols. Muita gente esquece, mas eu fiz o gol do título do Brasileiro de 1999. O segundo jogo foi 0 a 0, mas no primeiro os dois gols.
Para completar o Trio de Ferro do futebol paulista, o atacante jogou pelo São Paulo por apenas seis meses, mas saiu do Morumbi com mais uma Libertadores:
- Nunca fui feliz tao rápido em um clube como no São Paulo. Em apenas seis meses, já tinha dado certo. Fiz um gol e todo mundo me abraçou. Foi um dos momentos mais felizes da minha carreira como jogador.
No entanto, o maior título da sua carreira foi com a Seleção Brasileira. Luizão fazia parte do grupo que conquistou a Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul, em 2002. Reserva na competição, o jogador teve grande importância nas Eliminatórias, ao marcar o gol que classificou o Brasil para o Mundial.
- A Seleção é onde todo mundo quer chegar. Graças a Deus eu cheguei e, quando entrei, não decepcionei.