O Vasco volta a São Januário neste domingo, no jogo contra o Friburguense, às 17h (de Brasília), buscando a quarta vitória em quatro rodadas da Taça Guanabara. Fechado para obras de melhorias no gramado e na proteção ao campo, o estádio receberá pela primeira vez neste ano a sua equipe, que vai estrear o terceiro uniforme, predominantemente azul. O duelo é importante para as pretensões cruz-maltinas. Com a Libertadores começando na próxima quarta-feira - o adversário é o Nacional do Uruguai -, o time quer vencer para deixar bem encaminhada a classificação à semifinal do primeiro turno do Carioca e, com isso, poder se concentrar na disputa do torneio continental.
Apesar da festa pela volta ao seu estádio, o Vasco sabe que não terá facilidade porque enfrenta um adversário que sonha chegar à próxima fase da competição. Com quatro pontos, o Friburguense ocupa a quinta posição da tabela. O Gigante da Colina é o líder do Grupo B, com nove pontos, e pode abrir cinco de vantagem em relação ao Fluminense, que nesse sábado empatou com o Duque de Caxias. Ainda em protesto contra os salários atrasados, os jogadores do Vasco mantiveram a postura de não concentrar, assim como fizeram um dia antes da vitória por 3 a 1 sobre o Bangu, na terceira rodada.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para os estados de RJ, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, APF. O Premiere 1 também exibe ao vivo pelo sistema pay-per-view. A partida será apitada por Grazianni Maciel Rocha, auxiliados por Eduardo de Souza Couto e Francisco Pereira de Sousa.
AS ESCALAÇÕES
Vasco: o técnico Cristóvão Borges deve mandar a campo sua melhor formação. Juninho Pernambucano, que foi poupado contra o Bangu, será relacionado. O time deverá ter a seguinte formação: Alessandro, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos (Juninho), Allan e Felipe; Diego Souza e Alecsandro.
Friburguense: o técnico Gerson Andreotti não divulgou a escalação da equipe que enfrenta o Vasco, mas a tendência é que os titulares da última rodada sejam mantidos. A dúvida maior é no ataque. Ricardinho, Romulo e Diego Santos brigam por duas vagas. O provável time do Frizão é: Marcos, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz, Romulo (Ricardinho) e Diego Santos.
QUEM ESTÁ FORA
Vasco: Fernando Prass, com um corte no joelho esquerdo, desfalca o time. Romulo se recupera de um edema ósseo no pé direito, e Eder Luis faz tratamento por causa de uma cirurgia no pé esquerdo.
Friburguense: todos os jogadores da equipe da Serra estão à disposição do técnico Gerson Andreotti.
FIQUE DE OLHO
Vasco: Fagner tem sido o grande destaque do Vasco neste ano. O lateral se mostra uma importante arma ofensiva, mas também protege bem seu lado na defesa cruz-maltina.
Friburugense: autor dos dois gols da equipe até o momento no Carioca, o atacante Romulo tem se mostrado a principal peça ofensiva. Um de seus pontos fortes é a velocidade.
O QUE ELES DISSERAM
Felipe, meia do Vasco: “Todas as equipes ainda precisam adquirir o melhor ritmo de jogo. Por isso, é normal haver mais dificuldades neste início, mas o principal é conquistarmos os três pontos. Ainda vamos melhorar em relação a ritmo e entrosamento. Mesmo assim, sabemos que o Vasco está bem servido porque conta com um elenco muito forte."
Bidu, volante do Friburguense: “O intuito é fazer um bom jogo contra um time grande, mostrar vontade. Dentro das quatro linhas é tudo igual. Vamos fazer o que fizemos até agora e mostrar a nossa garra lá.”
NÚMEROS E CURIOSIDADES
* O Friburguense venceu apenas duas partidas contra o Vasco na história do Carioca, ambas em Nova Friburgo: 3 a 2, em 2002, e 2 a 1, em 2004.
* Na história do estadual, a maior vitória do Vasco no confronto aconteceu em 1979: 5 a 0. Na ocasião, o adversário ainda se chamava Fluminense de Friburgo.
* Vasco e Friburguense já fizeram uma partida válida por semifinal de turno. Foi em 2004, quando uma vitória por 5 a 4 nos pênaltis (após empate por 1 a 1 no tempo normal), no Maracanã, levou os cruz-maltinos à decisão da Taça Rio.
ÚLTIMO CONFRONTO
Vasco e Friburguense se enfrentaram pela última vez há dois anos, em Volta Redonda. O jogo, disputado no dia 31 de janeiro, também era válido pela Taça Guanabara. O Gigante da Colina venceu por 3 a 0, com três gols do atacante Dodô. O Vasco de Vagner Mancini atuou com Fernando Prass, Thiago Martinelli (Élder Granja), Gustavo, Titi e Márcio Careca; Nilton, Souza (Fumagalli), Rafael Carioca e Magno (Robinho); Philippe Coutinho e Dodô.