O ex-jogador Ricardo Rocha, que vestiu a camisa do Vasco nos anos de 1994 e 1995, acredita que o zagueiro Dedé é o melhor defensor do Brasil atualmente. Em entrevista ao "É Gol!!!", o campeão do mundo nos Estados Unidos afirmou que o camisa 26 do time cruz-maltino pode ser um dos melhores de sua posição no futebol mundial.
- O melhor zagueiro no Brasil hoje é o Dedé. Ele é espetacular, está muito bem. Ainda falta para ele ser um dos melhores do mundo. Espero que ele se mantenha assim. Tenho certeza de que vai ser, porque é um garoto humilde e trabalha com seriedade - afirmou Ricardo.
Na Seleção Brasileira, Ricardo Rocha teve uma pequena participação na conquista do Tetra. Foram apenas 67 minutos em campo. Logo na estreia, diante da Rússia, sofreu uma lesão no segundo tempo e foi substituído por Aldair, que assumiu a vaga no restante da campanha. Apesar de ter perdido a chance de ser titular do Tetra, o ex-zagueiro afirmou que sua frustração durou poucas horas.
- Eu estava muito bem preparado e ia fazer uma grande Copa do Mundo. No primeiro dia que eu me machuquei, eu me senti um pouco mal. Foi um baque forte, mas durou só 12 horas. Todos os jogadores foram ao meu quarto, conversaram comigo. No dia seguinte eu já era outro homem.
Mesmo do banco de reservas, Ricardo destacou sua participação em um momento importante, no vestiário, poucos minutos antes da final da Copa, contra a Itália.
- Eu reuni o grupo todo e disse: "Gente, vamos morrer pela pátria, igual àquele grupo lá do Japão. Eles iam até a morte, se jogavam nos inimigos. Vamos fazer igual a eles, os kawazakis". Na realidade, era kamikazes. Ficou marcado na minha vida. Foi um erro, mas foi bom porque ajudou a descontrair o grupo.
Revelado pelo Santa Cruz, Ricardo Rocha também autou por Guarani, São Paulo, Real Madrid, Sporting, Santos, Fluminense e Newell's Old Boys. O zagueiro encerrou sua carreira no Flamengo, em 1998.