Depois de uma situação contornada no último fim de semana, não teve jeito. O Vasco enfrenta o Bangu, nesta quarta-feira, em meio a uma situação incomum. Por causa do atraso dos salários, os jogadores decidiram não concentrar, o que gera expectativa sobre o rendimento da equipe quando entrar no gramado de Moça Bonita, às 17h (de Brasília), pela terceira rodada da Taça Guanabara.
Apesar do momento conturbado que vive internamente, o momento do Vasco dentro de campo é bom. A equipe vem de duas vitórias nos dois primeiros compromissos do ano, mas a mudança da rotina nesta quarta cria uma nova atmosfera. O Gigante da Colina ocupa a segunda posição do Grupo B com os mesmos seis pontos do líder Fluminense, mas com dois gols de desvantagem no saldo.
No Bangu, a fase não anda nada boa. Derrotado nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara, a equipe já trocou de técnico. Marcão foi demitido e Carlos César assumiu o comando. O objetivo da equipe é fazer valer o mando de campo para, enfim, conseguir a primeira vitória na competição.
André Rodrigo Rocha será o árbitro da partida, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere FC também exibe o jogo pelo sistema pay-per-view.
AS ESCALAÇÕES
Bangu: o técnico Carlos César deve optar pela seguinte formação: Willian, China, Abílio, Carlos Renan e Renan Oliveira; Raphael Augusto, Mayaro, Fabinho e Tiano; Enilton e Leandrinho.
Vasco: a maior novidade do Vasco será o estreante Alessandro, que substitui o goleiro Fernando Prass. Machucado, ele interrompe uma sequência de 135 jogos consecutivos. Felipe disputa sua primeira partida oficial na temporada. O meia entra no lugar de Juninho Pernambucano. Sem Allan, machucado, o técnico Cristóvão Borges pode optar por Eduardo Costa, Bernardo ou Chaparro. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Alessandro, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Eduardo Costa (Bernardo), Nilton, Fellipe Bastos e Felipe; Diego Souza e Alecsandro.
QUEM ESTÁ FORA
Bangu: não há nenhum jogador suspenso ou lesionado. Todo grupo está à disposição do técnico Carlos César.
Vasco: Juninho Pernambucano será poupado e Allan está em tratamento por causa de uma pancada sofrida no quadril esquerdo. O goleiro Fernando Prass sofreu um corte no joelho esquerdo e também está fora. O atacante Eder Luis se recupera de uma cirurgia no pé esquerdo e o volante Romulo tem um edema ósseo no pé direito. O meia argentino Abelairas e o atacante equatoriano Tenorio ainda não estão regularizados.
FIQUE DE OLHO
Bangu: ainda devendo em 2012, o experiente meia Tiano quer se recuperar dentro do campeonato. O baixinho é o principal articulador de jogadas do meio de campo do Bangu e também um exímio cobrador de faltas.
Vasco: após 135 partidas consecutivas, o Vasco tem um novo goleiro. Será de Alessandro, de 23 anos, a responsabilidade de substituir Fernando Prass, machucado. O jogador disputará sua primeira partida pelos profissionais do clube, mas em São Januário existe a certeza de que sua atuação será segura e mostrando qualidades.
O QUE ELES DISSERAM
Tiano, meia do Bangu: “A motivação é grande para jogar conta o Vasco. É um jogo de boa visibilidade para nós do Bangu, por isso temos que ter o máximo de atenção, porque a qualidade técnica do Vasco é muito boa. Mas temos que buscar um bom resultado até para recuperar a confiança dentro do campeonato.”
Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “No começo da temporada, qualquer jogo é difícil. Ainda temos pouco tempo de treinamentos e podemos sofrer com calor ou chuva. Já estamos preparados para as adversidades e para o calor de Moça Bonita, que é uma dificuldade além do adversário.”
NÚMEROS E CURIOSIDADES
* Bangu e Vasco já se enfrentaram 14 vezes em Moça Bonita. Os donos da casa venceram apenas em duas oportunidades, contra dez vitórias cruz-maltinas. Ainda houve dois empates. Os vascaínos marcaram 26 gols e sofreram 12.
* O Vasco vem de quatro vitórias consecutivas para o Bangu. A última derrota aconteceu em 2002, quando a equipe teve um resultado negativo em São Januário. Desde então são cinco partidas, com um empate e quatro triunfos cruz-maltinos.
* O confronto tem um histórico de goleadas. Em 1977, o hoje presidente Roberto Dinamite foi o destaque do Vasco na vitória por 6 a 0 em São Januário. O Bangu também deixou sua marca, vencendo por 6 a 2 em 1946.
ÚLTIMO CONFRONTO
No dia 3 de abril de 2011, pela sexta rodada da Taça Rio, o Vasco goleou o Bangu por 4 a 0, em São Januário. Dedé, Eder Luis, Alecsandro e Bernardo balançaram as redes para a equipe cruz-maltina. Sob o comando de Ricardo Gomes, o Gigante da Colina atuou com Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Fellipe Bastos (Jumar), Romulo, Felipe e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis (Leandro) e Alecsandro.