Vasco tenta superar crise financeira vencendo o Duque de Caxias

Domingo, 29/01/2012 - 10:34

Um começo de ano promissor e uma vitória na estreia. Portanto, tudo encaminhado para uma boa atuação no próximo compromisso. Mas quando entrar em campo para enfrentar o Duque de Caxias, neste domingo, às 17h, no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, o Vasco poderá estar influenciado pela insatisfação de seus jogadores com os salários atrasados, que foram o assunto da semana. Portanto, o jogo válido pela segunda rodada do Grupo B da Taça Guanabara tem elementos que fogem das quatro linhas.

A insatisfação dos jogadores com os dois meses de salários atrasados e outros quatro dos direitos imagem estava no limite. Em conversa com a diretoria, os líderes do grupo avisaram que não haveria se concentrariam para o jogo contra o Duque de Caxias caso ao menos uma parte da dívida não fosse quitada até a última sexta-feira. O Vasco debitou o valor referente a uma parte dos direitos de imagem e conseguiu, ao menos temporariamente, acalmar os ânimos.

Apesar da situação desconfortável, o Vasco garante contra o Duque de Caxias o mesmo foco que fez a equipe vencer por 2 a 0 o Americano na primeira rodada. Já o time da Baixada Fluminense precisa se recuperar da derrota por 3 a 1 para o Boavista no último domingo.

O árbitro da partida será Pathrice Maia, auxiliado por Silbert Faria Sisquim e Wendel de Paiva Gouvea. O canal Premiere 8 exibe o jogo para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Duque de Caxias: ainda com jogadores chegando ao clube nesta semana, o técnico Mário Marques acredita que só da quarta rodada em diante terá o grupo fechado e entrosado para disputar em melhores condições o Campeonato Carioca. Mesmo assim, ele afirma que seu time não ficará restrito à defesa neste domingo: "A gente não pode pensar que é Vasco, Fluminense, tem de agredir também, para o adversário demonstrar respeito. Se ficar lá atrás, o outro time vai batendo, batendo, até que fura". O time deve começar com Fernando, Arilson, Paulão, Daniel e Baiano; Fábio, Romário, Juninho e Raphael Augusto; Carlos Alberto e Gilcimar.

Vasco: o técnico Cristóvão Borges conta com três reforços para o segundo compromisso do ano. O zagueiro Rodolfo foi regularizado, o meia Felipe se recuperou de dores no joelho e o volante Allan cumpriu suspensão automática. Assim, a promessa é de evolução do Vasco em campo, depois de uma estreia na qual ainda sentiu efeitos do forte calor de Macaé. A equipe cruz-maltina deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Allan e Juninho Pernambucano; Diego Souza e Alecsandro.

QUEM ESTÁ FORA

Duque de Caxias: o lateral-direito Davenílson e o lateral-esquerdo Edu Pina estão machucados. O volante Bruno Neves ainda não foi inscrito na competição.

Vasco: os estrangeiros Abelairas e Tenorio ainda não tiveram a situação regularizada. O volante Romulo sofre com um edema ósseo no pé direito e o atacante Eder Luis se recupera de uma cirurgia no pé esquerdo. O atacante Jonathan, expulso na primeira rodada, cumpre suspensão.

FIQUE DE OLHO

Duque de Caxias: o atacante Gilcimar vem se mostrando, desde a preparação da equipe para o Campeonato Carioca, como o jogador mais perigoso da equipe laranja e azul. Ele foi, inclusive, o autor do gol da equipe na derrota de virada para o Boavista, por 3 a 1, na primeira rodada.

Vasco: recuperado de dores no joelho direito, Felipe volta ao time do Vasco. Embora vá iniciar a partida no banco de reservas, o jogador tem a função de dar um toque de qualidade no meio-campo e encontrar espaços na defesa adversária, que muitas vezes atua fechada.

O QUE ELES DISSERAM

Mário Marques, técnico do Duque de Caxias: “Eu que já passei por time grande posso dizer que o jogador tem o direito de falar quando o salário está atrasado, mas quando entra em campo ele deixa para trás. Ele sabe também que é mais fácil reivindicar quando está ganhando os jogos do que perdendo, mesmo estando com a razão. E a torcida compreende a situação. Se perde é pior. Por isso, não vejo o Vasco sob esse aspecto, é um time que terminou bem a temporada passada e se reforçou."

Cristóvão Borges, técnico do Vasco : “A dificuldade existe em todos os jogos, porque enfrentar o Vasco é sempre uma grande motivação. Mas estou otimista porque tivemos uma boa semana de treinamentos e isso normalmente se reflete no dia da partida.”

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Em quatro jogos disputados entre as duas equipes, o Vasco venceu todas. O time de São Januário fez um total de 13 gols, o que dá uma média de mais de três gols por partida, e sofreu seis.

* Vasco e Duque de Caxias também já se enfrentaram duas vezes pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2009. No primeiro jogo houve empate em 0 a 0, em São Januário, e no segundo, o time cruz-maltino venceu por 1 a 0, no Maracanã). Houve ainda um amistoso em janeiro de 2006, com goleada vascaína de 6 a 0.

* Em quatro participações no Campeonato Carioca, o Duque de Caxias só conseguiu uma vitória sobre um dos quatro grandes do Rio: 3 a 2 sobre o Fluminense, em 2009.

ÚLTIMO CONFRONTO

A última vez que Vasco e Duque de Caxias se enfrentaram foi no dia 9 de março de 2011, em São Januário, pela segunda rodada da da Taça Rio. O Vasco venceu por 4 a 2 e começou sua recuperação, que o levou à final do segundo turno do Campeonato Carioca do ano passado, após ter feito um início tenebroso na competição e ter sido derrotado na estreia na Taça Rio pelo Macaé, por 3 a 1.



Fonte: GloboEsporte.com