O que leva uma pessoa a dividir uma promissora carreira artística com futebol? Com certeza você deve está pensando que o dinheiro é o responsável por essa mudança de planos, mas nem sempre ele é mais importante do que um sonho. Ainda mais se esse sonho pertencer a uma menina, que mesmo sabendo das dificuldades enfrentadas pelo futebol feminino no Brasil, resolveu jogar no Vasco, um dos maiores clubes do país.
Atualmente com 15 anos de idade, a jovem e bela Lohana faz parte da equipe sub-17 do cruzmaltino e carrega o desejo de se tornar uma modelo conhecida e de brilhar com a camisa do Vasco para chegar à Seleção Brasileira. Em nenhum momento do nosso bate-papo, a garota de Duque de Caxias esqueceu o futebol, a quem sempre ela se refere com carinho:
- Amo muito o futebol. Ele representa para mim um sonho. Quero chegar ao profissional do Vasco e no futuro na Seleção. Vou aproveitar que eu estou num grande clube e que tem a melhor estrutura de futebol feminino no Rio, que é o Vasco, para conquistar com muita dedicação, força e fé o que almejo. O Vasco é a minha segunda família - disse Lohana, resumindo em poucas linhas o esporte representa para ela.
Apesar de amar o futebol e de praticá-lo desde os seis anos de idade, a menina quase teve que deixar seu sonho de lado. Isso porque sua mãe, por achar que o esporte não tem futuro no Brasil para as mulheres, a proibiu de jogar por algum tempo:
- Ela nunca gostou que eu jogasse bola. Ela preferia que eu fosse para o lado artístico. Ela dizia que o futebol feminino nao dava futuro - afirmou a jovem, que logo em seguida deu mais detalhes sobre o assunto:
- Ela queria que eu seguisse a carreira de atriz, porque ela acha que eu tenho talento. Não só ela, mas amigos e parentes também dizem que eu tenho um bom lado humorístico. Até brincam quando me verem imitando personagens, como a 'Janete', do Zorra Total. Eles costumam falar que a Globo está perdendo dinheiro sem mim (risos). Mas eu meio que desisti do lado artístico, porque entrei para várias agências de modelo e não deu certo. Minha mãe gastava muito dinheiro comigo e eu não via retorno. Por conta disso fiquei cansada e mergulhei de cabeça no futebol, que sempre foi minha paixão - lembra feliz Lohana, que quer usar o ano de 2012 para se firmar no time vascaíno:
- Eu quero ser Titular do Vasco e poder mostrar tudo que sei. Irei lutar para ser titular no Vasco, poder crescer e junto com o time ganhar muitos títulos - deseja a garota.
Conheça mais sobre a promessa vascaína Lohana Maelen:
Fale um pouco sobre sua trajetória no futebol.
"Comecei a jogar bola aos 6 anos numa escolinha perto de casa. Aos oito anos parei de jogar bola em escolinha porque minha mãe não queria mais. Apesar de ter saído da escolinha, eu continuei jogando no colégio, nas praças e na rua. No ano passado eu comecei a jogar pela escola e fui convencendo a minha mãe a deixar eu jogar bola. Ela deixou, mas só pela escola. No final do 2011, em setembro, eu decidi jogar em clube e consegui convencer a minha mãe. Procurei o Cepe Caxias e eles me deram a oportunidade. Alguns meses depois fui para o Vasco porque uma amiga minha, que também joga lá, me levou. O nome dela é Leilane, também conhecida como 'Baratinha'".
Já se enturmou com as companheiras?
"Sim, as meninas me receberam muito bem. Uma coisa que o Vasco tem muito é a união"
Mesmo com as dificuldades você não desistiu não é? Quem sempre esteve ao seu lado, incentivando?
"Sim. Eu sempre corro atrás do que eu quero, sou muito objetiva e guerreira. Meu pai sempre me incentivou, mas minha mãe sempre brigava com ele. Ela falava que futebol só dava futuro para os homens e manda ele essa idéia da minha".
Em quem você se inspira? Em que posição você joga?Já fez muitos jogos pelo Vasco?
"Na Marta em campo e no Falcão no Futsal. Sou Meia direita e ainda não joguei porque cheguei ao Vasco no final do ano passado e já estava no final do campeonato. Mas nesse ano de 2012 tenho fé em Deus que vou fazer muitos jogos. Estou lutando para isso".
Quais são seus planos para o ano de 2012?
"Eu quero ser Titular do Vasco e poder mostrar tudo que sei. Irei lutar para ser titular no Vasco, poder crescer e junto com o time ganhar muitos títulos".
O que te fez aceitar a proposta do Vasco?
"A estrutura do clube. Além disso, é o que está dando mais oportunidades e valor ao Futebol Feminino".
O que representa o Vasco para você?
"Está representando o começo da minha carreira e onde eu espero alcançar os meus ojetivos. Quero aproveitar a oportuniade que o Vasco me deu e entrar em campo para honrar sempre essa camisa".