Faz exatos 20 anos que Edmundo, um dos maiores jogadores história do Gigante da Colina, estreou com o manto vascaíno nos profissionais do clube. A partida foi contra do Corinthians, em pleno Pacaembu, pela primeira rodada do time no Campeonato Brasileiro de 1992.
O ainda desconhecido Edmundo, que ganhou uma oportunidade no profissional após o golaço diante do Botafogo pela categoria de base, acabou não marcando nenhum gol, mas teve uma boa atuação, além do pé quente, pois a equipe de São Januário goleou o time paulista por 4 a 1 diante da torcida adversária. Os gols foram marcados por Jorge Luiz, Sorato e Bebeto, este autor de dois tentos. Ainda na sua primeira temporada nos profissionais, ajudou seu time de coração a faturar o Campeonato Carioca, sendo eleito o melhor jogador da competição.
Passados 20 anos, Edmundo, que foi decisivo no tricampeonato brasileiro em 1997, conquistou os torcedores pela sua garra dentro de campo, pelos muitos gols marcados sobre o rival Flamengo e, principalmente, por fazer questão de transparecer, mesmo quando estava em outros clubes, o seu amor incondicional à Cruz de Malta.
Confira abaixo os gols da partida e a sua ficha técnica: