Nos gramados, a bola rola. Fora deles, o que rola é a grana para os cofres dos clubes de futebol, que aproveitam a paixão dos torcedores para faturar com os mais diversos produtos, das tradicionais camisas a chupetas. Considerando os quatro grandes clubes do Rio, o mercado de artigos licenciados já movimenta cerca de R$30 milhões por ano, segundo Sylvio Maia, professor do curso de MBA de Gestão e Marketing Esportivo da Unidade Rio da Trevisan Escola de Negócios.
— O setor vem amadurecendo, mas, se excluir a venda das camisas de jogo, que são o carro-chefe, o que fica com os clubes é muito pouco. Ainda faltam ações de marketing mais efetivas — analisou.
Passado resgatado
Para dar mais opções aos torcedores, sempre em busca de novidades, os clubes resgatam glórias do passado. Os produtos em homenagem a títulos e ídolos de antigamente estão entre os mais procurados. Em 2011, o Flamengo lançou a linha “Valeu, Pet”, em referência ao meia sérvio Petkovic, que fez história no time rubro-negro.
Com produtos do Vasco e de seus craques, a loja Gigante da Colina foi inaugurada há cerca de um mês no estádio de São Januário.
— Alguns produtos você só encontra aqui — disse o assistente de operação Tiago Rangel, de 31 anos, que foi à loja com o cunhado, o supervisor de agência Paulo Henrique Soares Ramos, de 30.
Novidades previstas para este ano
Os clubes do Rio pretendem expandir suas linhas de produtos licenciados em 2012, com o objetivo de aproveitar o bom momento do futebol carioca, que tem três times (Vasco, Flamengo e Fluminense) na Copa Libertadores da América. A equipe cruzmaltina, por exemplo, vai lançar um vinho (português, é claro) com o escudo do clube e miniaturas do estádio de São Januário.
— Também vamos ampliar a linha de relógios e os produtos ligados a jogadores, como Felipe e Dedé — disse o diretor executivo de Marketing do Vasco, Marcos Blanco.
No Flamengo, as apostas são os produtos comemorativos do centenário do futebol no clube, além de alimentos com as cores do time.
Macarrão tricolor
O Fluminense também quer ver a mesa de sua torcida mais tricolor. Um dos lançamentos para 2012 será o macarrão instantâneo que terá o escudo do clube na embalagem.
Segundo o diretor de Marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães, o investimento do alvinegro em 2012 será em produtos tecnológicos, como telefone celular, acessórios para notebooks e aplicativos para iPad e iPhone.
Fonte: Extra