Bolicenho responde questionamentos feitos no Fórum NETVASCO

Domingo, 15/01/2012 - 15:37

Ocimar Bolicenho, que chegou a ter seu nome especulado para assumir a função de diretor-executivo de futebol do Vasco após a saída de Rodrigo Caetano, enviou à NETVASCO um e-mail no qual responde a questionamentos que foram feitos à sua trajetória no futebol por integrantes do Fórum NETVASCO. Veja abaixo a íntegra do e-mail:

"Curitiba, 16 de Janeiro de 2012.

Caro Administrador do site netvasco.com.br,

Recebi de um amigo da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol a informação e alguns dados estatísticos da divulgação de um fórum da NetVasco intitulado Especulação 2012 sobre o qual repasso abaixo:

Foram 1315 opiniões expressadas por 268 pessoas diferentes.

Três pessoas foram responsáveis por 11,94% das inserções (Blaze com 58; FelipeDiasxD com 50 e Bicalho com 49 inserções).

Outras treze pessoas foram responsáveis por outros 18,55% totalizando 30,5% do fórum (ViniVasco2010 com 25; Jaraki e JeffBoy com 24 cada um; LuizFelipe com 21; Stenio com 19; Damalta e Wdson com 18 cada um; Infierno e Carlos Silva com 17 um; Macgyver com 16 e Sinistro, ManoelMuller e Ecardoso com quinze cada um).

Houveram algumas manifestações mais ofensivas sobre as quais gostaria de manifestar-me.

Setenta e seis pessoas expressaram opiniões apenas uma única vez o que representa 5,78%. Outras sessenta pessoas expressaram opinião duas vezes o que representa 4,56% do total. Somando-se os extremos teremos 40,84% do fórum concentrados nessas pessoas. Dentre os demais destacamos oitenta e duas inserções moderadas, correspondente a 6,24% do total de inserções ( Damalta; Ecardoso; Cabecinha; Andrini; Cabeça; VascainodeSC; AdemirMenezes; Mohammed Lisboa; Alexbsb; L.G.L.; Veve; MatheusdeAzevedo; RenatoPinto; Roberto-Cezar; PequenoMadruga; Oceandark; Lumaro; ErikVascão; Bullvascaino; Brunior; Inlogic_Vascaino; LuizdaIlha; LuizCarlosPontes; Léo-Vasco; Custodiocjc; CharlesCBarros; Eder; Fabio1901; Jorgeluizfab; Pekão; Rafael-TNC; VascoSPPinheiros; Vini74899700; Vitorhgm; Yangbi; Vinnichc; Villa; VictorValentim; RaphaVascão; Paparazzi77; LuizVasco08; IvanRamosCoutinho; Hikmave; Cq_germano e Correadias78) sobre as conclusões que o fórum extraiu de informações disponíveis na NET, mais especificamente do blogueiro do CAP junto ao globoesporte.com.

Passados dez dias do evento gostaria de ter a oportunidade de manifestar-me sobre os tópicos levantados esclarecendo principal e exclusivamente que estou torcendo muito pelo sucesso do Daniel Freitas e do Vasco em 2012, no entanto, achei necessário posicionar-me sobre o que foi divulgado no fórum objetivando evitar o “copiar e colar” em oportunidades futuras.

1. Amigo e sócio do Luxemburgo : Sou amigo do Vanderlei assim como sou amigo dos treinadores com quem trabalhei, à saber: Levir Culpi, Caio Junior, Abel Braga, Carpegiani, Lazaroni, Geninho, Waldemar Lemos e P.C. Gusmão para citar apenas os que passaram pelo Rio de Janeiro. Conheci o Vanderlei quando Presidente do Paraná Clube em 1995 quando o clube teve a ousadia de contratar a dupla bi-campeã brasileira 1993/1994 (Luxemburgo e Carlinhos Neves) para dirigir uma equipe fora do eixo Rio/São Paulo. A permanência do treinador foi de três meses. Em 2008, ou seja, 13 anos depois o Vanderlei fez uma experiência empresarial com o Joinville Esporte Clube e me convidou para exercer a função de Superintendente o que durou apenas quatro meses (Dezembro/2008 a Março/2009). Estas são as duas únicas relações comerciais que tivemos. Afirmo que não mantenho nenhum outro tipo de negócio com o treinador e desafio qualquer pessoa a provar o contrario.

2. Rebaixou o Joinville Esporte Clube para a quarta divisão: IMPOSSIVEL. Fiquei apenas quatro meses no Joinville Esporte Clube (de dezembro/2008 a março/2009). O JEC havia sido rebaixado para a segunda divisão estadual em 2008 e retornado no mesmo ano. Precisávamos conseguir pelo menos o quarto lugar no Estadual 2009 mas, infelizmente o JEC terminou o catarinense em sexto lugar e não atingiu classificação para as competições nacionais o que inviabilizou a continuidade do projeto. Não fomos demitidos e sim pedimos demissão antes mesmo do termino do campeonato estadual.

3. Rebaixou o Marilia Atletico Clube – MAC: Prestei consultoria à pedido do Sr. Luiz Roberto Duarte Pereira que era o principal provedor da equipe e me solicitou um trabalho de redução de despesas que não mais seriam suportadas por ele. Minha atuação foi muito maior na área administrativo/financeira da instituição. A equipe foi rebaixada na Série B 2008 com 45 pontos e um gol a menos de saldo que o ultimo classificado. Pedi demissão em Dezembro/2008 em função de convite para trabalhar no Santos Futebol Clube.

4. Quase rebaixou o Santos junto com o Luxemburgo: IMPOSSIVEL. Cheguei ao Santos em 05/12/2008 quando o clube disputava a última partida do ano, em casa, contra o Náutico, empatou em zero a zero e permaneceu na Série A em função disso. O treinador era Marcio Fernandes e que depois foi substituído por Vagner Mancini. Pedi demissão em Maio/2009 após tornar-me vice-campeão paulista de 2009 por desentendimentos de idéias com o treinador.

5. Gastou milhões na contratação do “El Morro Garcia”: IMPOSSIVEL. Pedi demissão em 02/05/2011 antes do inicio do Brasileiro/2011 e véspera do jogo contra o Vasco pela Copa do Brasil. O atleta foi contratado após a minha saída. Cheguei ao CAP em junho/2009 quando o clube freqüentava a zona de rebaixamento e passava por problemas financeiros (havia adiantado 2/3 da verba de televisão para fugir do rebaixamento em 2008) e terminamos o campeonato mantendo o clube na série A. Em 2010 o CAP terminou na quinta colocação. À nível estadual fomos vice-campeões em 2010 e 2011 contra uma campanha recorde mundial do Coritiba que atingiu 92% de aproveitamento. Meu maior defeito como executivo do CAP foi ter sido dirigente do rival Paraná Clube. Enfrentei esse desafio para firmar-me como executivo do futebol.

6. Rebaixou o Atlético Paranaense: IMPOSSIVEL. As contratações visando a competição de 2011 foram realizadas após minha saída do clube.

7. Fracassou com o Paraná Clube: INACREDITAVEL. De 1990 a 1999 o Paraná Clube ganhou sete campeonatos estaduais e uma série B do Brasileiro (1992). Atuei como dirigente amador (diretor de futebol, vice-presidente e presidente). Em 2000 retornei como profissional (Superintendente de Futebol) com o Paraná Clube rebaixado para a série B e conseguimos ser campeões novamente do módulo amarelo e novamente retornar a Série A. Saí, pedindo demissão, em 2002 com o Paraná Clube na série A.

Agradeço a oportunidade de poder expressar minha posição e reitero os votos para que o Vasco tenha sucesso nas competições de 2012.

Coloco-me a disposição de vocês para eventuais dúvidas remanescentes.

OCIMAR BATISTA BOLICENHO
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS EXECUTIVOS DE FUTEBOL"

Fonte: NETVASCO