Vontade de mudar rótulo
Ao longo do tempo, Nilton recebeu algumas críticas por alguns excessos em faltas cometidas nos adversários. O volante revelou que o tempo longe dos gramados serviu também para refletir sobre isto.
- Costumo dizer que nada foi por acaso. Acabei amadurecendo. Fui tirando aquele imagem que tinham de que o Nilton era um jogador desleal, meio maldoso. Fui me conscientizando onde poderia melhorar, aperfeiçoar, até chegar a este momento de ter a confiança do grupo. Consegui dar uma reviravolta em tudo isso neste ano que fiquei parado - declarou.
O jogador garante que agora já está 100% para desempenhar o melhor de seu futebol.
- Essa parada deu uma enferrujada e, aos poucos, fui colocando um pouco de "óleo", "graxa", até chegar a esse momento. Fico feliz de ter o apoio do grupo - disse o volante vascaíno.
Promessa de 'canhão' de novo
Durante a sua carreira, Nilton se caracterizou pelos fortes chutes de longa distância, recurso pouco utilizado desde o seu retorno ao time. Para 2012, ele promete que irá "experimentar" mais.
- Em 2011 estava um pouco mais disputado para bater falta, porque tinha o Juninho, o Bernardo, o próprio Dedé... Mas em 2012 vou me disponibilizar mais para bater e voltar a fazer gols - disse o jogador, também conhecido como o Canhão da Colina.
Bate-Bola - Nilton
EM ENTREVISTA AO LANCE!, EM SUA RESIDÊNCIA
Apesar de ser volante, você se destaca pelos avanços. Como dosar isto durante o jogo?
Antes eu pegava a bola e queria toda hora ajudar na frente, então, muitas vezes, me faltava condicionamento para manter o ritmo na reta final da partida. Hoje, posso dizer que consigo dosar um pouco mais isto. Sei o momento que dá para sair e o momento que é para marcar.
Deste modo, contra o Flamengo, acabou saindo o gol do Vasco com o Diego Souza...
Quando eu estava concentrado, minha esposa falou: 'Você tem qualidades para fazer essas jogadas', e eu disse que sabia e que estava deixando de fazer. Foi então que prometi a ela: 'Nesse jogo eu farei'. Acabei fazendo e o gol saiu. Essa conversa me veio na cabeça na hora. Me senti aliviado, porque sabia que tinha qualidade para fazer aquilo.
Números
1 Ano
Foi o tempo que Nilton ficou longe dos gramados por conta da lesão no joelho direito.
2 Cirurgias
O volante passou por duas cirurgias no ligamento cruzado anterior do joelho direito.
12 Jogos
Nilton participou de apenas 12 jogos oficiais pelo Vasco na temporada de 2011.
A reviravolta de Nilton
A lesão
Nilton passa pela primeira cirurgia no ligamento cruzado do joelho direito.
Repetição
Quando estava próximo de um retorno, o volante descobre que passará por uma nova cirurgia no local.
Retorno
No dia 5 de outubro, contra o Aurora (BOL), pela Copa Sul-Americana, Nilton reestreia. É escalado de forma improvisada na zaga na derrota do Vasco por 3 a 1.
Boa fase
Aos poucos, Nilton reconquista seu espaço, até se tornar titular e fazer uma partida brilhante, na última rodada, contra o Fla, na qual faz uma linda jogada para o gol de Diego Souza.
Fonte: Lance