Tamanho da letra:
|

Colecionador de minicraques tem 50 bonecos de jogadores do Vasco


Sexta-feira, 30/12/2011 - 14:39

O goleiro Hislop é um desconhecido para o Brasil. Nascido em Trinidad e Tobago e naturalizado inglês, é muito difícil encontrar qualquer relação dele com o nosso futebol. Mas em uma prateleira da Tijuca, ele vira Didi, o craque da Folha Seca. Tudo graças a Pedro Igor Moreira, colecionador de minicraques, aqueles bonecos cabeçudos que fizeram sucesso no Brasil na Copa de 98 e são febre na Inglaterra. Foi ele quem descobriu traços na miniatura de Hislop semelhantes aos do bicampeão mundial de 58 e 62.

Depois, comprou a peça pela internet, enviou para a Indonésia, onde um artista a remodelou. Agora, Didi é um de seus 700 bonecos, na coleção que deixou um quarto de sua casa com cara de museu. Pedro Igor, de 32 anos, começou a brincadeira há dez meses e para 2012 tem uma meta: parar na marca do milésimo.

— Minha idéia inicial era fazer algum quadro do Vasco. Comecei a procurar ideias na Internet, imagens, jogos de botão e vi essas peças no e-Bay — conta Pedro Igor.

Além do artista da Indonésia, Pedro Igor tem outro cúmplice na Alemanha. Esse apenas repinta os bonecos e permite que um Ronaldinho Gaúcho tire a camisa do Barcelona e vista a do Flamengo. Na sua coleção, metade das peças são originais — ou seja, sem mudanças de características. De Messi a Valderrama, de Roger Milla a George Best. Tem até Mourinho, técnico do Real Madrid, vestindo um terno caprichado. Há jogadores que atuam no Brasil, como Neymar, mas a maioria é de times europeus, onde está concentrado o mercado de colecionadores de minicraques.

A outra metade, com peças repintadas ou remodeladas, é que dá mais orgulho a Pedro Igor. Afinal, são modelos exclusivos de seus ídolos. Vascaíno fanático, tem 50 jogadores do Vasco, sete deles apenas de Roberto Dinamite — e já tem outros encomendados. Há ainda Ademir Menezes, Edmundo, Cocada e até o zagueiro equatoriano Quiñónez.

Com tantas peças exclusivas, o medo de Pedro Igor é ser procurado por um jogador ávido por sua própria miniatura e ter que refazer todo processo. Atarefado com o dia-dia do restaurante que comanda na Tijuca, ele decidiu criar um blog, o Pedrominicraques.blogspot.com, onde além de publicar as imagens dos jogadores já criados, planeja dar o passo a passo para quem quiser investir na brincadeira.


Roberto Dinamite em sete tempos, com a camisa do Vasco, da seleção, do Barcelona, da Portuguesa, do Campo Grande e até de terno


Fonte: O Globo