Tamanho da letra:
Galdino fala sobre padronização tática na base do Vasco
Segunda-feira, 26/12/2011 - 15:08
A padronização dos sistemas táticos de todas as categorias de base do Barcelona, que acontece desde a década de 70, gera polêmica entre os cariocas. Enquanto alguns acham maravilhosa a escola de jogar futebol do time espanhol, outros acham que fica faltando base aos garotos:
— Trabalhamos com a orientação dos treinadores utilizarem vários esquemas táticos nas categorias de base. Quando vemos que o treinador está com poucas variações conversamos e pedimos que mude um pouco para que o jogador saiba jogar em todos os esquemas — disse Fernando Simone, do Fluminense, que tem posição diferente em relação ao técnico Galdino, do Vasco.
— No mirim é mais bola. No infantil já tem que ter uma noção do que o técnico quer. O juvenil e os juniores jogam no mesmo esquema dos profissionais para que não sintam a diferença quando subirem — explicou o treinador
Sem três zagueiros
Na base do Botafogo, há uma orientação para que se evite jogar com três zagueiros, apesar de se garantir que os treinadores tem autonomia para decidir qual tática implantar.
— Hoje, a única coisa que temos é evitar os três zagueiros. Na hora de jogar acaba prejudicando a formação de laterais. Eles só apoiam e não sabem defender — afirmou o treinador da categoria junior do clube, Eduardo Húngaro.
Fonte: Extra