Tamanho da letra:
|

Fluminense deve investir na contratação de Rodrigo Caetano


Quarta-feira, 21/12/2011 - 08:21

É com base numa visão estratégica que o Fluminense pode voltar a investir na contratação de Rodrigo Caetano para o departamento de futebol. Inicialmente fora dos planos por conta da estrutura já montada com Marcelo Teixeira e Sandro Lima, o ex-diretor executivo do Vasco é visto como um nome capaz de aumentar a proteção da diretoria diante de uma possível instabilidade dos resultados dentro de campo.

Nos últimos dias, a cúpula tricolor passou a considerar a possibilidade de contratá-lo para a temporada que vem, o que vai de acordo com a vontade de Celso Barros, presidente da Unimed e grande fã do trabalho do dirigente gaúcho.

Estaria nos planos um encontro com Rodrigo Caetano ainda nesta quarta-feira, para que as conversas do meio do ano possam ser retomadas. O dirigente é amigo de Celso Barros e já se encontrou pessoalmente algumas vezes com o presidente Peter Siemsen e com o advogado do clube, Mário Bittencourt. Estava previsto para esta terça o retorno de Caetano para o Rio, depois de descansar com a família em Natal (RN).

A contratação de Caetano não representaria, necessariamente, a saída de Marcelo Teixeira do departamento de futebol. Mesmo com o fato de a função dos dois, num primeiro momento, se sobrepor. A tendência seria o reposicionamento do gerente de futebol para outra atividade dentro do departamento, especialmente ligado a Xerém.

Pessoas próximas ao ex-dirigente vascaíno garantem que ele está bem disposto a aceitar uma nova proposta tricolor, caso ela venha a acontecer. Até o momento, ele já teria recebido sondagens de dois clubes brasileiros para a temporada 2012, do Atlético-PR e do Grêmio.

Isso, porém, não é algo que possa atrapalhar o Fluminense, se decidir entrar de cabeça na contratação do gaúcho. Este ano, as conversas entre as partes chegaram a valores próximos de R$ 350 mil mensais, muito acima da realidade brasileira de dirigentes remunerados.

Assunto é tratado com discrição
A diretoria do Fluminense preferiu ser discreta ontem ao comentar sobre a possibilidade de Rodrigo Caetano ser contratado para comandar do departamento de futebol do clube no ano que vem.

– A diretoria do Fluminense trabalha de maneira silenciosa e só se pronuncia quando há algo concreto. Existem especulações, mas não falamos sobre possibilidades – disse o vice de futebol Sandro Lima.

O nome de Rodrigo Caetano é cogitado para assumir as rédeas do futebol do Flu desde 2009, muito por conta da admiração que o presidente da principal patrocinadora do clube (Unimed-Rio), Celso Barros, tem de seu trabalho como dirigente.

Mas o próprio Celso Barros também adotou uma postura cautelosa ao falar sobre o assunto. Ele deixou claro que no momento não há negociação, mas que não descarta essa possibilidade no futuro.

– É um nome que interessa. Ele é competente e experiente. Mas acabou de tomar essa decisão de sair do Vasco. Se o Flu vai tentar algo daqui a 30 dias, um ano, nunca, eu não sei – disse Barros ao LANCENET!

Características de Caetano que agradam
Centralizador
Trata-se de um tipo de profissional que gosta de assumir a responsabilidade das principais decisões do futebol, desde contratações, passando pela parte de finanças, até estrutura. Um estilo de trabalho que ajudaria a tirar o foco dos poderes maiores do clube.

Olho no futuro
Rodrigo Caetano se preocupa com o investimento e a condução do trabalho feito nas categorias de base do clube em que trabalha (algo que pesou na saída do Vasco). A valorização de Xerém é prioridade da atual gestão do Tricolor.

Currículo vencedor
Com pouco tempo de carreira, Caetano ajudou o Grêmio a ser campeão da Série B e vice da Libertadores. Também contribuiu para o Vasco conquistar a Segundona e a Copa do Brasil.

Confortável com holofotes
Ao contrário de outros dirigentes, ele tem ótimo trânsito com a imprensa. Tem prestígio, o que às vezes alivia críticas que poderiam chegar mais pesadas ao departamento de futebol.

Fonte: Lancenet