Para os torcedores do Vasco, Dedé é o melhor zagueiro do Brasil, tendo recebido, com os exageros de paixão, o apelido de 'Mito'. E o 'crescimento' do jogador vai se refletindo no mundo do marketing, onde tem ocupado espaços em ritmo incomum. À medida que coleciona conquistas coletivas – como a Copa do Brasil – e individuais – como o prêmio de Craque da Galera, no Campeonato Brasileiro –, ele atrai o interesse de empresas e instituições na esfera dos negócios do futebol.
Em novembro, o Vasco lançou duas camisas em homenagem a Dedé, pegando carona no caso de amor do zagueiro com a torcida. As peças caíram imediatamente no gosto dos vascaínos, que literalmente compraram a ideia do 'Mito' de São Januário. Na inauguração de uma loja oficial do clube em Guadalupe, na última terça-feira, as peças se esgotaram no mesmo dia.
Em agosto, Dedé assinou contrato com a marca de material esportivo Mizuno, em acordo válido até 2014. A empresa aposta no zagueiro como sua cara, numa estratégia de competir com Nike e Adidas. O outro contratado é o atacante Hulk, do Porto, companheiro do jogador vascaíno na Seleção Brasileira.
No segundo semestre do ano que vem, Dedé será garoto propaganda do modelo de chuteira Wave Ignitus, fabricada pela Mizuno, que será lançada no Brasil. Vestirá o calçado, na cor vermelha, com o papel de atuar como referência para o público jovem e ditar moda.
- O Dedé é a cara da nossa marca. Transmite uma boa imagem, tem uma história bacana e passa bom astral. É uma referência como jogador e pessoa para uma geração de torcedores que está carente de ídolos. Em 2014, será ainda mais importante para a Mizuno, e nossa intenção é divulgar sua imagem no Brasil e no exterior - explicou Fernando Beer, diretor de artigos esportivos da Alpargatas, empresa que representa a Mizuno no Brasil.
Um dos principais personagens das ações de marketing do Vasco em 2011, Dedé continuará a ser um rosto constante nas campanhas institucionais no ano que vem. Ainda na esteira do que se fala na arquibancada, o clube projeta o lançamento da camisa lembrando o apelido “Dedeckenbauer”, numa referência a Franz Beckenbauer, alemão considerado um dos melhores zagueiros de todos os tempos, capitão da seleção da Alemanha campeã da Copa do Mundo de 1974.
- Aonde o Dedé vai, arrasta uma multidão. Por isso, acreditamos que ele seja um bom garoto propaganda para as empresas que apostam no futebol. Vamos dar continuidade à exploração das camisas, que dão bom retorno de mídia e receptividade junto à torcida. Ele também deve aparecer anunciando plano de sócio e pacote de viagem para a Libertadores. Está no nível de outras referências como Juninho, Felipe e Fernando Prass - afirmou Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco.
Com sua camisa especial, Dedé arrasta multidão de vascaínos
Zagueiro ainda se acostuma à rotina de compromissos fora dos gramados
Dedé ainda está se acostumando a exercer funções fora dos gramados – entre elas, a de modelo. Mesmo assim, garante aproveitar ao máximo a experiência, saboreando a boa receptividade do público.
- Não sou muito bom para fotos, mas estou gostando do resultado. Tento encaixar os compromissos nas férias. Acabo perdendo um dia de descanso e lazer, mas tem o lado profissional, que eu respeito e entendo. Por isso, levo numa boa. Quanto às camisas especiais, acho o maior barato. Quem desenvolveu está aprovado! Muito bonito e de bom gosto - destacou o zagueiro.
A valorização comercial de Dedé também pode ser vista como resultado da mudança de seu status profissional. Recentemente o zagueiro renovou seu vínculo com o Vasco até 2014, ficando estebelecido que o clube não o libera por menos de € 6 milhões (R$ 14,5 milhões no câmbio atual). No fim de novembro, um grupo de investimentos parceiro do clube adquiriu 40% dos direitos econômicos do zagueiro, o que ratifica a permanência do jogador em São Januário pelo menos até o fim da Libertadores. Depois, o futuro é incerto.
- O que podemos garantir é que o Dedé vai jogar a Libertadores pelo Vasco. É impossível dizer agora o que vai acontecer depois. Como se sabe, o futebol é feito de ciclos. Assim como outros jogadores, ele está cumprindo uma trajetória que vem desde a Série B - afirmou o diretor executivo do Vasco, Rodrigo Caetano.
Fonte: GloboEsporte.com