Tamanho da letra:
|

Rodada de clássicos registra recorde de expulsões no Brasileiro desde 2006


Terça-feira, 06/12/2011 - 20:49

A CBF decidiu deixar para a última rodada do Campeonato Brasileiro os principais clássicos regionais. E os ânimos acabaram mais acirrados. A prova está no número de expulsões nas derradeiras partidas da Série A de 2011. Os 12 cartões vermelhos foram recorde desde 2006, quando a competição começou a ser disputada por 20 times na fórmula de pontos corridos.

O clássico que decidiu a competição, entre Corinthians e Palmeiras, teve quatro jogadores expulsos: Leandro Castan, Wallace, Valdivia e João Vítor. Vasco e Flamengo vêm logo atrás, com três: Jumar, Felipe (Vasco) e Renato Abreu. Em Minas Gerais, Wellington Paulista (Cruzeiro) e Werley (Atlético-MG) foram punidos. Valencia (Fluminense), Júlio César (Figueirense) e Fabrício (Atlético-PR) completam a lista.

Mas a partida que teve mais cartões aplicados foi Santos 2 x 3 Coritiba, pela 17ª rodada, com 13 amarelos e dois vermelhos. O árbitro que apitou a partida, Antônio Carvalho Schneider (RJ), aliás, é o que tem a maior média de amarelos aplicados, com 8,2. Ele lidera também a média de faltas aplicadas: 47,1 – contabilizando apenas árbitros com cinco ou mais partidas. Não à toa, Schneider apitou Vasco 2 x 0 Botafogo, partida recordista em número de faltas: 60.

No entanto, quem mais levantou o braço para dar a advertência com o amarelo foi Wilton Pereira Sampaio (DF), com 112. A sua média, porém, é de 5,9, já que, assim como Sandro Meira Ricci (Fifa/DF), participou 19 partidas, mais que qualquer um companheiro de profissão.

No quesito vermelhos, Péricles Bassols (RJ), que expulsou três jogadores no clássico entre Vasco e Flamengo, foi o recordista, com 14 vermelhos e média de 1,07. Francisco Carlos Nascimento (AL) apitou dez pênaltis, o maior número de um único árbitro na edição do Brasileiro deste ano.

Fonte: GloboEsporte.com