Ansiedade, euforia, alegria, nervosismo, decepção e tristeza. Todos estes sentimentos estiveram presentes neste domingo na casa da família de Bernardo, do Vasco, em Sorocaba, no interior de São Paulo, quando a equipe sagrou-se vice-campeã do Brasileirão. O título ficou com o Corinthians.
Os familiares e amigos estavam todos reunidos na sala. O clima era de tensão. Antes do jogo, o pai de Bernardo, o ex-atacante do Palmeiras e do Sport, Hélio Doído, pegou uma garrafinha de água benta, que trouxe da Aparecida do Norte quando foi agradecer a conquista da Copa do Brasil pelo Vasco, e jogou em cima de cada uma das pessoas que estavam na casa (inclusive das repórteres).
- Virou ritual. Faço isso em todos os jogos importantes e costuma dar sorte - explica.
Após a “bença” todos se sentaram, alguns no chão e outros no sofá. Independente dos lugares, as reações eram parecidas: as mãos não saiam da boca, as expressões de agonia eram nítidas a cada chute errado, o olhar de expectativa estava presente toda vez que a bolinha que sinalizava gol aparecia na televisão...
E por falar em gol, a hora que Diego Souza abriu o marcador em cima do Flamengo, a família Souza Vieira fez a festa. Todos gritavam, se abraçavam e rolou até dancinha do Trem da Colina.
Depois do gol do Vasco, o controle remoto não parou. Toda hora o paizão colocava no dérbi para ver como estava a partida entre Corinthians e Palmeiras. Afinal, caso o Vasco vencesse e o Timão tropeçasse, o título ficaria no Rio de Janeiro. E por isso, Hélio Doído chegou a pegar uma camisa do Palmeiras, para ver se dava sorte.
- Vai, Palmeiras! Vai, Verdão! - gritava.
A torcida era grande, mas não adiantou. O Palmeiras não conseguiu derrotar o Corinthians e o Vasco ainda levou um gol do Renato, do Flamego, aos 9 minutos do segundo tempo. Fato que deixou o clima ainda mais tenso na casa da família.
- Três voltantes e ainda consegue tomar gol de contra-ataque. Escala o Bernardo aí - palpitava a mãe Joelma Vieira.
E a torcida da mamãe deu certo. Aos 20 minutos da etapa final, o camisa 31 pintou na equipe titular.
- Olha o Bê! Ele vai marcar o gol do título - avisava Joelma.
O Bernardo entrou, jogou e criou. Mas não conseguiu marcar. Assim, como o Palmeiras. E a taça de campeão ficou nas mãos dos corintianos.
- Não deu. Mas o que vale é o ano do Bernardo. Ele foi campeão da Copa do Brasil e fez um excelente campeonato Brasileiro. Tenho que certeza que 2012 vai ser ainda melhor - disse o paizão coruja.
Família do Bernardo do Vasco
Pai de Bernardo, do Vasco, joga água benta na família
Família do Bernardo comemora gol do Vasco
Pai de Bernardo, do Vasco, lamenta gol do Flamengo
Fonte: GloboEsporte.com