Tamanho da letra:
Tesourinha, do Expresso da Vitória, faria 90 anos se estivesse vivo
Sábado, 03/12/2011 - 21:28
Osmar Fortes Barcellos, o Tesourinha, foi ponta-direta do Expresso da Vitória e estaria fazendo 90 anos neste sábado se estivesse vivo. Tesourinha é apontado por muitos como o segundo melhor ponta-direita do futebol brasileiro, ficando atrás apenas de Garrincha.
Osmar ganhou o apelido por pertencer ao bloco carnavalesco “Os Tesouras”, que caiu como uma luva, pois o jogador costumava “cortar” os seus marcadores com extrema facilidade, devido à sua habilidade com as duas pernas, com quais finalizava muito bem.
Começou a carreira no Internacional de Porto Alegre em 1939, onde ficou por dez anos. Neste período, conseguiu grande destaque, sendo considerado como um dos melhores atletas na história do clube.
Chegou à Colina sagrada no final de 1949, conquistando o Campeonato Carioca de 1950, ao lado de grandes jogadores como Ademir Menezes, Danilo Alvin e outros tantos craques vascaínos do Expresso da Vitória, que formaram a base da Seleção Brasileira vice-campeã do Mundo em 1950.
Tesourinha, contudo, ficou de fora da Seleção por causa de uma contusão nos meniscos do joelho, fazendo muita falta para na campanha. Continuou em São Januário até o ano seguinte quando voltou ao Rio Grande do Sul para os seus últimos anos de carreira. Mesmo com uma passagem rápida, Tesourinha ficou marcado na história do Cruz-Maltino devido sua habilidade com a duas pernas e chutes precisos.
O talentoso ponta-direita morreu em 1979, com 58 anos de idade, na sua cidade natal, Porto Alegre.
Fonte: Site oficial do Vasco