Tamanho da letra:
|

Festival de cinema exibirá documentário sobre Ademir Menezes


Sexta-feira, 02/12/2011 - 09:28

Cinema e futebol. Essa tabelinha promete fazer sucesso com a parceria entre o Cinefoot, primeiro festival de cinema exclusivamente dedicado ao futebol da América Latina, e o Footecon, fórum internacional de futebol, que será realizado terça e quarta-feiras que vem, no Hotel Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio.

Durante a programação do Footecon, serão exibidos cinco filmes, sendo três curtas e dois longas-metragens. Na terça, o pontapé inicial será com ‘Um Artilheiro no Meu Coração’, de Diego Trajano, Lucas Fitipaldi e Mellyna Reis. Com duração de 25 minutos, a produção conta a trajetória de Ademir Marques de Menezes, o Queixada, o homem que poderia ter sido o primeiro herói do nosso futebol com a conquista da Copa de 1950, da qual foi o maior goleador. Ele fez sucesso jogando no Sport, Fluminense, Vasco e seleção brasileira.

Também na terça-feira, será exibido ‘Telê Santana — Meio Século de Futebol Arte’, de Ana Carla Portela e Danielle Rosa. Com depoimentos de parentes, amigos e jogadores que conviveram com Telê, o longa relata os 50 anos de atuação do treinador que ficou conhecido comoMestre.

Abrindo a quarta-feira, será exibido ‘Mauro Shampoo—Jogador, cabeleireiro e homem’. De Paulo Fontenelle e Leonardo Cunha Lima, é um documentário sobre a vida do atacante do Íbis, à época ‘o pior time do mundo’. Shampoo fez só um gol em toda a carreira, mas é conhecido no Recife, onde trabalha como cabeleireiro.

Em seguida, será a vez de ‘O Primeiro João’, de André Castelão. A animação, de sete minutos, conta a origem do apelido ‘João’, dado por Garrincha a seus marcadores. E começa com o seguinte questionamento: “João existiu, Mané?”.

E, para encerrar o Cinefoot e o Footecon, o Galinho de Quintino vai brilhar nas telas. ‘Zico na Rede’, de Paulo Roscio, é uma festa de gols comentada pelo próprio craque e vários de seus companheiros. O filme traz algumas imagens inéditas da carreira do maior artilheiro da história doMaracanã.

As sessões vão começar às 19h30 nos dois dias e poderão ser assistidas por quem comprar os ingressos para participar do Footecon. O fórum terá mais de 40 palestrantes, como Carlos Alberto Parreira, Mano Menezes, o alemão Jürgen Klinsmann — técnico da seleção dos EUA — e o ex-árbitro colombiano Oscar Ruiz.




Fonte: Marca Brasil