Tamanho da letra:
CBF ainda não definiu critérios para participação na Copa do Brasil 2013
Quinta-feira, 01/12/2011 - 17:33
Apesar de ter anunciado nesta quinta-feira que vai mudar radicalmente a Copa do Brasil a partir de 2013, a CBF ainda não tem a menor ideia de como vai ser o novo critério de participação para todos os 86 participantes. Consequentemente, as federações estaduais não receberam nenhum parecer da entidade sobre aumento do número de participantes por estado.
- Não está nada fechado. Estamos falando de 2013 e temos bastante tempo até lá. Só vamos tratar disso depois das férias. Antes, temos muita coisa para fazer, como o regulamento da Copa do Brasil do ano que vem. Não vamos nos preocupar com a candidatura para miss de uma menina que hoje só tem 13 anos. Temos que esperar ela ficar maior de idade – afirmou o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, ao LANCENET!.
A única certeza que tem a CBF é que o modelo atual será expandido. Sendo assim, permanecerá valendo a classificação por meio do Ranking Nacional de Federações (RNF), de onde atualmente saem 54 vagas, e do Ranking Nacional de Clubes (RNC), que fornece aos dez melhores colocados os lugares restantes na competição.
- A base atual será mantida. Naturalmente, alguns estados ganharão mais vagas por causa do aumento de participantes. Nossa prioridade continuará sendo os rankings, o que valoriza o critério técnico – complementou Elísio.
O novo formato da Copa do Brasil, que entra em vigor só em 2013, passará a ter 86 participantes, incluindo os seis brasileiros que por acaso estiverem na Libertadores. A competição terá duração maior, começando em março e terminando em novembro.
Como funciona hoje:
Critério 1:
Três vagas para cada estado que estiver até a quinta posição do RNF = 15 vagas
Duas vagas para cada estado que estiver da sexta à 22ª posição do RNF = 34 vagas
Uma vaga para cada estado que estiver da 23ª à 27ª posição no RNF = 5 vagas
Total = 54 vagas
Critério 2:
Dez vagas para os melhores colocados do RNC, tirando os que já tiveram com vagas através de outras competições ou na Libertadores.
Fonte: Lancenet