Tamanho da letra:
|

Chilenos lembram do feito do Vasco no Sul-Americano de 1948


Quarta-feira, 30/11/2011 - 14:02

O Vasco enfrenta, na noite desta quarta-feira, no estádio Santa Laura, em Santiago, a Universidad de Chile, buscando classificação para a final da Copa Sul-Americana. Curioso é o fato de o Cruz-Maltino, fugindo à regra, despertar atenção dos chilenos e gozar de boa popularidade no país. Explica-se: Em 1948, 63 anos atrás, o Vasco venceu, em solo chileno, a primeira competição interclubes da América do Sul.

O torneio, idealizado pelo Colo Colo, time mais popular do país andino, contou com a participação dos campeões nacionais do continente. Com destaque para o poderoso River Plate, do lendário Alfredo Di Stéfano; o forte Nacional, do Uruguai; e os próprios chilenos do Colo Colo, a competição acabou inspirando a criação da Copa Libertadores da América.

- Depois desse feito, o vasco passou a ser muito conhecido aqui no Chile. Principalmente os mais velhos sabem bastante da história dessa competição e do feito do clube brasileiro, principalmente porque, naquela época, o River Plate tinha um timaço - declarou Leonardo Lizana, funcionário do Colo Colo.

Único invicto ao final da competição, o Vasco deixou os favoritos argentinos em segundo lugar e os uruguaios em terceiro. Decepcionados com o desempenho do Colo Colo, que ficou em quinto, atrás dos peruanos do Deportivo Municipal, os chilenos abraçaram o Vasco e celebraram a conquista brasileira.

O Expresso da Vitória vascaíno, base das seleções brasileiras das décadas de 40 e 50, deixou a marca de um encantamento que resiste ao tempo e se transformará, na noite desta quarta-feira, em incentivo das torcidas chilenas que não vestem o azul de La U, sobretudo dos fanáticos pelo Colo Colo.

- Como 'hincha' (torcedor) do Colo Colo, tenho que admitir que estou na torcida para que o Vasco saia novamente vitorioso de Santiago - afirmou Lizana, aos risos.

Fonte: Extra online