Tamanho da letra:
Vasco tem histórico de vitórias fora de casa em disputas internacionais
Quarta-feira, 30/11/2011 - 11:09
Quando pisar no gramado do estádio Santa Laura, em Santiago, na noite desta quarta-feira para buscar a classificação à final da Copa Sul-Americana diante do Universidad de Chile, o time de Cristóvão Borges vai levar uma dúvida de seu torcedor: qual Vasco estará em campo? Aquele que já conquistou classificações e títulos históricos fora de casa ou o que perdeu todas as partidas da Sul-Americana disputadas longe de São Januário neste ano?
Nas fases anteriores da competição, o Vasco perdeu fora de casa para Palmeiras, Aurora, da Bolívia, e Universitário, do Peru. Boas vitórias em São Januário, porém, permitiram que o time avançasse no torneio. Contra o Universidad, o empate em 1 a 1 na quarta passada obriga o time agora a buscar a vaga longe de seus domínios.
E é aí que a torcida prefere se lembrar da tradição vascaína em crescer fora de casa na hora do mata-mata. Foi em Buenos Aires, em pleno Monumental de Núñez lotado, que Juninho marcou o golaço que virou música e classificou o Vasco à final da Libertadores de 98. E o título da maior competição sul-americana também veio fora de casa, em Guaiaquil, com uma vitória de 2 a 1 sobre o Barcelona do Equador. A conquista da Copa Mercosul de 2000, com uma virada emocionante e história de 4 a 3 sobre o Palmeiras, também foi na casa do adversário - no caso, o estádio Palestra Itália.
O torcedor não precisa ir buscar muito longe razões para acreditar na força do Vasco fora de São Januário. Na campanha do título da Copa do Brasil deste ano, o time então comandado por Ricardo Gomes garantiu a vaga para a final com uma vitória de 2 a 0 sobre o Avaí no estádio da Ressacada, em Florianópolis. A decisão contra o Coritiba foi no Couto Pereira lotado. Depois de vencer por 1 a 0 no Rio, o Vasco até foi derrotad, por 3 a 2, mas os gols marcados fora de casa garantiram o título e a festa vascaína.
Fonte: Extra online