Tamanho da letra:
|

Confira times que podem compor grupo de Vasco e Nacional na Libertadores


Sábado, 26/11/2011 - 00:32

Os grupos para a Libertadores de 2012 foram sorteados nesta sexta-feira e, mesmo sem alguns estarem definidos pelo fato de os campeonatos nacionais estarem em suas retas finais, já dá para se ter uma ideia do que vem por aí. Confira abaixo o que pode estar no caminho dos clubes brasileiros.

Pré-Libertadores

O time que ficar com a vaga 'Brasil 5', que hoje seria o Internacional, terá como principal adversário a altitude. O confronto deve ser a 4.100 metros de altitude contra o Real Potosí, que ficou conhecido no Brasil após jogar contra o Flamengo em 2007. O time rubro-negro sentiu muitas dificuldades no alto da montanha e empatou em 2 a 2. Na última quarta-feira, a equipe comandada pelo argentino Dalcio Giovagnoli jogou pelo Apertura local, e perdeu por 3 a 2 para o Guabira. Ainda assim, lidera o grupo A.

O 'Brasil 6', atualmente o Figueirense, vai até a Colômbia, onde provavelmente enfrentará o Once Caldas. O campeão da Libertadores de 2004 pode conseguir a vaga por ser o clube com mais pontos na soma do Apertura com o Finalización, equivalentes a primeiro e segundo turnos, respectivamente. O destaque do time é Pajoy. No último sábado, o atacante fez três gols contra o Cúcuta, na goleada de 5 a 0.

Grupo 1

O Santos ainda não tem o seu grupo definido, mas pode esperar por Alianza Lima, Universitário e até mesmo um brasileiro.

O Alianza já está garantido na final do Campeonato Peruano, e entra como favorito, pela melhor campanha que faz na temporada. O destaque é o paraguaio Ovelar, artilheiro do time.

O Universitário é o da Bolívia, e não o do Peru, que acabou de ser eliminado pelo Vasco na Sul-Americana. O destaque do time é o atacante argentino Castilla, que já esteve lá em 2008 e voltou, além do capitão Liendo.

O outro integrante do grupo sairá exatamente do duelo entre o 'Brasil 6' e o 'Colômbia 3'.

Grupo 4

O Fluminense pode pegar uma pedreira. Atualmente na condição de 'Brasil 4', o tricolor pode ter pela frente o Boca Juniors, além de outro argentino e do Zamora, da Venezuela. O time de Riquelme dispensa apresentações. Líder absoluto na Argentina, está muito perto de ser campeão do Apertura, que garanta a vaga neste grupo.

O Zamora garantiu vaga após vencer o Clausura venezuelano de 2011, segundo título em sua história. O clube não tem tradição internacional, nunca participou da Libertadores, e disputou apenas duas vezes a Sul-Americana.

A outra vaga vai sair do confronto entre Arsenal de Sarandí, da Argentina, e provavelmente o Huancayo, do Peru.

O Arsenal conseguiu a vaga por ser o clube do país mais bem colocado na Sul-Americana (o Vélez, que ainda está na competição, já está na Libertadores e abre uma vaga), torneio o qual conquistou em 2007. O clube vive fase irregular. Ocupa apenas a oitava posição no Apertura, que está na reta final.

Fundado em 2007, o Sport Huancayo é um estreante da Libertadores. O clube está perto de ser o terceiro lugar do Campeonato Peruano, principalmente por causa da série invicta de cinco jogos, incluindo uma vitória sobre o Alianza por 2 a 0, fora de casa.

Grupo 5

O Vasco já conhece um dos adversários da primeira fase da Libertadores: o Nacional do Uruguai. 'Peru 2' e o vencedor entre 'Paraguai 4' e 'Equador 3' fecham o grupo.

O tradicional clube uruguaio conseguiu a vaga por conquistar o Campeonato Uruguaio de 2011. A defesa do Nacional tem o experiente argentino Placente, que defendeu River Plate e Bayer Leverkusen, e o ex-vascaíno Jadson Viera. E no ataque contra com o perigoso Boghossian.

Momentaneamente, o 'Peru 2' é o Juan Aurich. O clube comandado pelo colombiano Cicilian é o segundo lugar no Campeonato Peruano. O "Ciclone do Norte" tem a chance de participar de sua terceira Libertadores.

A outra vaga vem de um possível confronto entre outro Nacional, mas do Paraguai, e o Deportivo Quito.

Grupo 6

O provável grupo do Corinthians já está quase definido. Deportivo Táchira, da Venezuela, e Cruz Azul, do México, já estão certos. O Libertad, do Paraguai, deve completar a chave.

O colombiano Sergio Herrera é o artilheiro do Táchira, que foi o campeão venezuelano deste ano. O clube quer aproveitar o crescimento do futebol de seu país e fazer de sua 21ª participação a melhor de sua história, superando 2004, quando esteve nas quartas.

O Cruz Azul foi vice-campeão em 2001, e teve a mesma colocação no Mexicano deste ano, e por isso levou a vaga. O time tem como capitão e líder em campo o veterano meia Torrado, e conta com os gols do argentino Giménez, que foi ídolo no Pachuca e mudou de time.

A outra vaga ainda está indefinida, mas tudo aponta para o Libertad. O clube paraguaio foi eliminado na Copa Sul-Americana pelo Vélez Sarsfield, da Argentina, e é presença frequente na Libertadores, mas o mais longe que chegou foi às semi-finais, em 1977 e 2006.

Fonte: Lancenet