Tamanho da letra:
Mano concorda com análise tática de Juninho sobre times brasileiros
Quinta-feira, 24/11/2011 - 15:03
O técnico da seleção brasileira Mano Menezes disse nesta quinta-feira pela manhã, em São Paulo, que o Brasil está defasado em relação a outras seleções, e admitiu que fará testes na equipe até as Olimpíadas de Londres, considerada pelo comandante da seleção "um divisor de águas".
No anúncio dos finalistas ao Prêmio Craque do Brasileirão 2011, no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, Mano, ao lado de Ney Franco, coordenador das divisões de base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apontou duas questões a serem melhoradas no futebol brasileiro.
- O Juninho Pernambucano observou na última partida do Vasco (contra a Universidad do Chile, pela Sul-Americana) que aqui no Brasil nós jogamos com uma característica defasada em relação ao resto do mundo. Nossas linhas estão muito abertas, distantes. Não nos dão mais esse espaço no mundo entre as linhas - ressaltou o técnico, que acrescentou:
- Algumas facilidades que encontramos aqui não sentimos quando vamos jogar fora. A outra questão é a intensidade do jogo. A nossa está um pouco lenta e precisamos melhorar. Você não vai ganhar se não avançar nessas duas questões.
Tanto para Mano quanto para Ney Franco a seleção está no caminho certo. Londres, para ambos, será um divisor de águas na preparação para a Copa 2014.
- É uma competição que se aproxima muito dos moldes de uma Copa. O Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro. Para quem não tem uma eliminatória, temos de considerar a Olimpíada uma etapa muito importante - salientou Mano.
Ney Franco vê com bons olhos o "projeto" para a Copa de 2014, e também ressalta que as Olimpíadas serão de suma importância para o nosso futebol.
- O trabalho para as Olimpíadas está sendo desenvolvido há muito tempo. Quando fomos para o Sulamericano já definimos alguns nomes com potencial para vestir a camisa da seleção principal. O projeto se mostrou vitorioso com títulos na temporada (2011).
Sobre o Campeonato Brasileiro e o anúncio dos jogadores ao Prêmio Craque do Brasileirão, Mano fez questão de ressaltar que 17 dos 33 nomes que concorrem já foram convocados. Além disso, acrescentou a qualidade dos jogadores que atuam no país. Sobre Neymar, tanto Mano quanto Ney Franco ressaltaram o potencial do craque do Santos.
- No futebol existem trajetórias significativas. E o Neymar está construindo a sua. Ele tem um grande potencial de melhora e crescimento, mas já está nesse momento nessa temporada - salientou o técnico da seleção brasileira.
- Sou suspeito para falar porque trabalhei com ele. Para mim é o grande nome do futebol mundial. É o único brasileiro até hoje, junto com o Romário, que teve uma indicação a melhor do mundo jogando no Brasil - acrescentou Ney Franco.
Fonte: Extra online