Tamanho da letra:
Vasco só ganhou um jogo de virada no Campeonato Brasileiro
Segunda-feira, 21/11/2011 - 15:47
O Corinthians sucumbia na partida contra o Atlético-MG por 1 a 0 até os 34min do segundo tempo, mas virou e saiu de campo com mais três pontos no Campeonato Brasileiro. O cenário ocorreu neste domingo, no Estádio do Pacaembu, pela 36ª rodada do torneio, mas parece familiar: isso porque a equipe paulista atingiu seu sexto triunfo após sair perdendo um jogo na competição, e se consolida cada vez mais como o "time das viradas".
A fama começou ainda na primeira rodada do Brasileiro, quando a equipe encarou o Grêmio no Estádio Olímpico. O Corinthians saiu perdendo aos 13min do segundo tempo, mas virou com gols de Chicão e Liédson e saiu de campo com os três primeiros de seus 67 pontos no torneio.
Depois, pela oitava rodada, encarou em casa o futuro rival na briga pelo título, o Vasco, e aplicou a virada com gols de Ralf e Paulinho - Juninho havia marcado para os vascaínos. O cenário se repetiria na 17ª, 22ª e 32ª rodada, contra Atlético-MG (3 a 2), Flamengo (2 a 1) e Avaí (2 a 1), sendo os dois últimos no Estádio do Pacaembu.
Graças aos resultados, que representam 27% dos pontos da equipe, o Corinthians se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro em 25 das 36 rodadas da competição. Curiosamente, o termo "time das viradas" já dizia respeito ao passado do clube, mais especificamente dos anos 1928, 29 e 30, quando faturou o tricampeonato paulista - na decisão do ano do tri, por exemplo, venceu o Santos por 5 a 1 após sair atrás no marcador.
Agora, o time alvinegro está a apenas dois jogos do penta brasileiro e depende apenas de suas próprias forças para conquistar o troféu. As duas partidas restantes serão contra Figueirense e Palmeiras, sendo uma em cada um dos próximos domingos. O Vasco, rival direto na briga pelo caneco, encara Fluminense e Flamengo, na sequência.
Veja quantas viradas cada time deu no Campeonato Brasileiro:
Corinthians - 6
Flamengo - 4
Avaí, Fluminense, Santos e Botafogo - 3
Atlético-GO, Coritiba, Grêmio, Bahia, Internacional e Figueirense - 2
América-MG, Atlético-MG, Ceará, Palmeiras, São Paulo, Atlético-PR e Vasco - 1
Cruzeiro - nenhuma
Fonte: Terra