O Vasco da Gama ratificava há 66 anos a conquista do Campeonato Carioca de 1945 de forma invicta no empate por 2 a 2 com o Flamengo na última rodada da competição. Os dois gols vascaínos foram marcador por Isaias.
O Gigante da Colina foi o primeiro campeão sem perder nenhum jogo na era profissional do futebol no Rio de Janeiro. O time entrou em campo já com o título, após golear o Madureira por 4 a 0, apenas buscando confirmá-lo de maneira invicta. Na campanha, o Vascão venceu 13 jogos e empatou cinco. Foram marcados 58 e o artilheiro da competição foi vascaíno Lelé com 13 gols.
Como o clube havia vencido o Campeonato de Remo invicto no mesmo ano, a diretoria, por meio do 7º artigo de seu estatuto, decidiu homenagear as duas conquistas com a criação de uma estrela que representasse os Campeonatos Invictos de Mar e Terra do ano de 1945.
Em 1924, o Cruz-Maltino já havia sido campeão sem perder. O campeonato, contudo, foi disputado em duas ligas separadas, devido ao preconceito de clubes como América, Botafogo, Flamengo e Fluminense com os jogadores negros, mulatos e operários do Vasco.
Fonte: Site oficial do Vasco
Nota da NETVASCO: A partida contra o Flamengo foi interrompida devido a um conflito generalizado e terminada somente em 20/11, que foi o dia em que o título invicto foi, de fato, confirmado.