Tamanho da letra:
Cristóvão ainda não definiu como vai escalar Felipe e Juninho juntos
Domingo, 13/11/2011 - 13:37
O que antes seria solução, hoje não chega a ser dor de cabeça, mas faz o técnico Cristóvão Borges dedicar parte da sua atividade no dia a dia do Vasco e refletir sobre a escalação de Felipe e Juninho Pernambucano juntos desde o início de uma partida. Isto aconteceu no Campeonato Brasileiro apenas seis vezes (confira lista abaixo).
Os motivos básicos são lesão, idade avançada e adaptação ao futebol brasileiro. Mas o fato é que tanto Ricardo Gomes quanto Cristóvão Borges têm procurado preservar os dois jogadores mais experientes do elenco - e mais vencedores também - de uma forma que nem eles nem o time saiam perdendo.
Até deslocar Felipe para a lateral esquerda, sua posição de origem, Cristóvão tem feito. Para o compromisso deste domingo, no Engenhão, contra o Botafogo, o treinador faz mistério. Diz que é hora de escalar seus melhores jogadores, mas pede mais um tempo para definir a escalação.
"(Estou) procurando planejar para ver se a equipe vai para o jogo da melhor forma possível. Felipe e Juninho são importantes para a equipe. Mas a escalação vai depender ainda da formação do Botafogo. Preciso me informar mais a respeito do adversário e depois, sim, decido quem começa jogando", comentou, enigmático, Cristóvão Borges.
Juntos, Juninho (36) e Felipe (34) somam 70 anos. Felipe já está adaptado ao estilo do futebol brasileiro depois de cinco anos no Catar. Mas Juninho, repatriado em junho, ainda sofre com a mudança. Ainda assim, tem sido importante para o time, principalmente nas bolas paradas.
Se a temporada estivesse no começo e houvesse tempo de recuperação, haveria mais tolerância para testá-los lado a lado. O problema está no desgaste. Ambos vêm de contusão e, com a maratona de jogos pelo Brasileiro e Copa Sul-Americana, fica difícil arriscar. Tanto que, para o clássico de domingo, a dúvida é o aproveitamento ou não de Felipe.
Juninho já está confirmado no meio de campo, mas Cristóvão prefere não antecipar a escalação do ex-lateral. Com a recuperação de Jumar, o volante pode jogar de forma improvisada na lateral esquerda. E assim Felipe ficaria como opção no banco de reservas. Como meia, esta possibilidade está praticamente descartada.
O time que enfrenta o Botafogo deve ser Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Felipe (Jumar); Rômulo, Jumar (Fellipe Bastos), Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Elton
Confira os jogos e que Felipe e Juninho começaram juntos
Corinthians 2 x 1 Vasco (6 julho)
Vasco 2 x 0 Internacional (9 julho)
Vasco 2 x 1 Atlético-PR (17 julho)
Vasco 1 x 1 Bahia (28 julho)
Vasco 1 x 0 Palmeiras (14 agosto)
Vasco 0 x 0 São Paulo (30 outubro)
Fonte: IG