Cristóvão e Caio Jr. relembram época em que jogaram juntos
Sexta-feira, 11/11/2011 - 13:02
Domingo, às 19h (de Brasília), no Engenhão, no clássico entre Botafogo e Vasco, Caio Júnior e Cristóvão vão se reencontrar em campo 24 anos depois de atuarem juntos com a camisa do Grêmio, na campanha do tricampeonato gaúcho de 1987. Desta vez, como técnicos, eles estão na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, a cinco rodadas do fim da competição, separados por apenas três pontos.
Cristóvão chegou ao Grêmio em 1987, já aos 27 anos, depois de rodar por alguns grandes clubes do futebol brasileiro, como Fluminense e Corinthians. O primeiro jogo deles juntos no clube gaúcho foi no dia 17 de maio daquele ano, quando o time venceu por 2 a 0 o Santa Cruz-RS, no interior do Rio Grande do Sul, com um gol de Caio Júnior.
Outro jogo marcante da dupla foi o Gre-Nal do dia 31 de maio de 1987, disputado no Beira Rio, pela segunda fase do Campeonato Gaúcho. Foi o primeiro deles juntos. Caio Júnior marcou mais uma vez no empate em 1 a 1, mostrando sua vocação de artilheiro.
Na época da contratação de Cristóvão, Caio Júnior se consolidava como revelação do clube depois de ser artilheiro do Campeonato Gaúcho de 1985, com 15 gols. Ali, ajudou a abrir caminho para o tricampeonato do Grêmio. Em 1987, deixou o clube poucos dias antes da decisão contra o Internacional para se apresentar ao Vitória de Guimarães, de Portugal.
- Claro que lembro da chegada do Cristóvão. Foi um dos grandes meias do futebol brasileiro. Um jogador moderno, que, já naquela época, atuava em todas as posições do meio-campo - analisou Caio Júnior, que tem 46 anos de idade, seis a menos do que o ex-companheiro e rival deste domingo.
Os elogios de Caio Júnior encontraram respaldo nas palavras de Cristóvão. O comandante vascaíno lembra-se bem do ex-companheiro, apesar do pouco tempo de convivência.
- Jogamos juntos quando cheguei ao Grêmio. Foi pouco, mas deu para ver que se tratava de um jogador de muita qualidade técnica. Ele era bem mais ofensivo que eu, tinha um grande poder de finalização, além de ser muito inteligente - constatou.
Companheiros no passado, eles terão uma decisão pela frente. Com 55 pontos, o Botafogo de Caio Júnior está na quarta colocação. O Vasco de Cristóvão tem os mesmos 58 do Corinthians, líder do Brasileiro, em desvantagem no número de vitórias (16 contra 17).