.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 03/02/2008 - DOM - 04:30 - ADRIANA BEHAR E SHELDA FAZEM ÚLTIMO JOGO JUNTAS NESTE DOMINGO

As atletas mais vitoriosas da história do Vasco, Adriana Behar e Shelda, do vôlei de praia, farão sua última partida juntas às 9h45min da manhã deste domingo (03/02), na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. As hexacampeãs mundiais enfrentarão Jaqueline, Sandra Pires, Mônica Rodrigues e Adriana Samuel em um jogo festivo.

Perto de completar 39 anos de idade, Adriana Behar vinha sofrendo com seguidas contusões e por isso resolveu abandonar a carreira, deixando Shelda livre para formar parceria com Ana Paula (ex-vôlei de quadra) para a temporada 2008.

Jogando juntas, Adriana Behar e Shelda constituíram a dupla mais bem-sucedida da história do vôlei de praia mundial (masculino ou feminino). Em 12 anos de parceria, foram mais de 1.000 vitórias em cerca de 1.200 jogos e 114 títulos, entre eles os de octacampeãs do Circuito Brasileiro (1996, 1997, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), hexacampeãs do Circuito Mundial (1997, 1998, 1999, 2000, 2001 e 2004), bicampeãs mundiais (1999 e 2001), medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1999, ouro no Goodwill Games de Nova York (1998), prata no Goodwill Games da Austrália (2001), prata nas Olimpíadas de Sydney (2000) e prata nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004).

Adriana Behar e Shelda e o Vasco

Adriana Behar e Shelda passaram a ser patrocinadas pelo Vasco em 1999, sendo apresentadas à torcida pela primeira vez no dia 16 de março, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no intervalo do jogo Vasco 90 x 75 Welcome (Uruguai) pela Liga Sul-Americana de Basquete. A partir daí foram o maior símbolo do Projeto Olímpico vascaíno, conquistando 4 títulos do Circuito Mundial, 2 Campeonatos Mundiais, 2 medalhas de prata olímpicas, 1 medalha de ouro pan-americana, 1 medalha de prata do Goodwill Games e 6 títulos do circuito brasileiro. Esses resultados as colocam com folga na condição de atletas mais vitoriosas da história não só do Vasco como de qualquer clube brasileiro.

Não foi só conquistando medalhas, entretanto, que Adriana Behar e Shelda honraram o nome do Vasco. Em 2005, tornaram-se as primeiras atletas do Brasil (no masculino ou no feminino e em qualquer esporte) a integrar a galeria dos Heróis Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional (COI). Um ano depois, atingiram a marca ainda hoje não igualada de 1.000 vitórias no vôlei de praia.

Mesmo quando o Projeto Olímpico do Vasco deu mostras de desgaste, com alguns atletas entrando na Justiça contra o clube, a relação com Adriana Behar e Shelda continuou inabalada: elas continuavam recebendo apoio e utilizando os símbolos do Vasco durante as competições, e, a cada conquista, eram homenageadas pelo clube assim que regressavam ao Rio de Janeiro. Ambas são sócias vascaínas na categoria campeão: Adriana Behar tem o título nº 545 e Shelda o nº 546.

Repercussão

"Só os títulos que elas têm já respondem por elas. É o maior time de todos os tempos. Ainda está para nascer uma dupla como elas. Na verdade, nem sei porque a Adriana está parando. Ela está saindo por cima e jogando muito bem ainda, mas vai poder ajudar muita gente que está começando."

Letícia Pessoa, técnica de Adriana Behar e Shelda durante nove anos.

"Acho difícil que alguma dupla consiga chegar aonde elas chegaram. A Adriana Behar tem uma história muito bonita no vôlei de praia. Ela e Shelda foram muito importantes para mim e para a Larissa no início de carreira. Espero que um dia nós consigamos chegar perto de onde elas chegaram."

Juliana, tricampeã mundial, brasileira e campeã pan-americana ao lado de Larissa

"A Adriana escreveu a história do voleibol brasileiro. Ela e a Shelda foram campeãs durante muitos anos, sempre colocaram a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio. Espero que seja uma decisão tranqüila para ela, parar é sempre difícil. Estou muito honrada por participar do jogo de despedida."

Jaqueline Silva, ex-atleta e primeira campeã olímpica (Atlanta - 1996)

"Ela sempre jogou muito mais com a habilidade do que com a força. Fico triste, mas faz parte do jogo. A Adriana é uma guerreira."

Loiola, eleito o melhor jogador da década de 90, ao lado de Emanuel

"A Adriana e a Shelda formaram uma dupla que jamais será batida. Elas sempre serão referência para qualquer geração. É uma pena que a Adriana tenha que deixar o esporte."

Franco, 41 anos, eleito o melhor atleta do Circuito Brasileiro 2007

"O jogo de domingo vai ser bem emocionante, marcará o fim da dupla depois de 12 anos. Todo mundo tem que se espelhar nelas, vai ser difícil alguém fazer o mesmo que elas fizeram no mundo todo. Adriana Behar e Shelda foram pioneiras, tiveram mais altos do que baixos na carreira."

Talita, Rainha da Praia de 2008

"É bonito ver a Adriana jogar. Para mim, vai ser estranho competir sem ela. A Adriana tem que ser reverenciada, ninguém vai repetir o que essa dupla fez. Torço para que ela seja feliz."

Maria Clara, filha da ex-jogadora Isabel e parceira de sua irmã Carol

Galeria




Behar e Shelda na época do Pan Winnipeg-1999




Behar e Shelda são penta do Circuito Mundial em 2001




Behar e Shelda em Niterói em 2003




Behar e Shelda (presidente do Vasco, Eurico Miranda, no centro) homenageadas pela prata em Atenas-2004


Fonte: NETVASCO (texto), GloboEsporte.com (repercussão), Jornal do Brasil (repercussão), UOL (foto), Gazeta Esportiva (foto), Casaca (foto), Site oficial do Vasco (foto)


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique