.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 31/12/2007 - 16:08 - Retrospectiva Site Oficial 2007: Atletismo, Ginástica, Futmesa e Jazz

Três V’s que marcaram o Atletismo carioca em 2007

Vasco, velocidade e vitória. Os três V’s marcaram o atletismo carioca no ano de 2007. O tradicional esporte, citado inclusive no hino do Club de Regatas Vasco da Gama, teve vez na Colina.

Nas pistas do Rio de Janeiro e do Brasil, os atletas vascaínos suaram bastante e conquistaram importantes marcas no ano que está terminando. De Infantis a Veteranos a cruz-de-malta sempre se fez presente.

A categoria Sub23 foi a que mais se destacou. Com 3 medalhas de ouro e 4 de prata, os cruzmaltinos ajudaram o Rio de Janeiro a ficar com a 2ª colocação geral no Campeonato Brasileiro da categoria, realizado em São Paulo. No Campeonato Estadual Sub23, o Vasco também foi muito bom, conquistando 28 medalhas, sendo 10 de ouro.

Destaque para os Infantis Aldemir Gomes e Guilherme dos Anjos, campeões estaduais em 2007. O primeiro foi ouro no salto em distância, enquanto Guilherme faturou o título nos 1.500 metros. No Infanto-Juvenil, o Vasco obteve 14 medalhas com 14 atletas na disputa do Troféu Brasil Sub17, realizado em Ipatinga-MG.

O veterano Ivanildo de Souza Pinto, de 53 anos, fez bonito em 2007. Atleta do Vasco desde a década de 70, Ivanildo bateu o recorde sul-americano da categoria nos 100 metros com barreiras, fazendo o tempo de 15s27, e se classificando para o Mundial da Itália. Na categoria Adulto, o Gigante da Colina terminou o Estadual na 2ª colocação.

Ginástica do Vasco começou a alçar vôos mais altos

Clube formador de atletas nas ginásticas artística e rítmica, o Vasco passou em 2007 a ganhar destaque também em competições nacionais. O grande feito do ano foi o título da jovem Marcely Soares, de 12 anos, no XV Torneio Nacional de Ginástica Artística, disputado em outubro na cidade de Goiânia. Marcely ficou em 1º lugar geral no nível 2 da categoria Infantil com a nota 68.375. Ela obteve os primeiros lugares na trave e no solo, além do 3º no salto e 4º na paralela. No pódio: Vasco-RJ em 1º, Escola 1 de Brasília-DF em 2º, Hotolândia P. Preta-SP em 3º e Flamengo-RJ em 4º.

Na Ginástica Rítmica, Rejane Ferreira, de 14 anos, subiu da escolinha para a equipe e participou de toda campanha dos 4 títulos estaduais, além do 3º lugar no Torneio Nacional em Betim-MG.

As escolinhas do Vasco seguem em pleno funcionamento em São Januário e no Vasco Barra para continuar colaborando com o esporte nacional e a formação de novas gerações.

Futmesa cruzmaltino faturou tricampeonatos em 2007

O ano de 2007 foi sem dúvidas um marco na história da Divisão de Futebol de Mesa do clube e que consolidou a hegemonia cruzmaltina no Rio de Janeiro. Foram três títulos nacionais, três títulos do Torneio Rio-São Paulo, o tricampeonato estadual por equipes em duas modalidades e cinco títulos estaduais individuais.

O futmesa do Gigante da Colina completará 5 anos de existência em 2008 e é o único clube do Brasil que atua nas três modalidades oficiais homologadas pela CBFM - Confederação Brasileira de Futebol de Mesa: bola 12 toques, bola 3 toques e disco 1 toque. E atua também nas modalidades dadinho e pastilha, homologadas pela FEFUMERJ - Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro.

A abertura da temporada 2007 começou com a "invasão vascaína" no Palestra Itália, para a disputa do Torneio Rio-São Paulo (12 toques). Contando com 14 atletas, a maior delegação da competição, os vascaínos venceram todos os títulos em disputa, façanha jamais alcançada por clube algum. Thiago Penna venceu na categoria juvenil, enquanto que Rodolfo José venceu na master e Marcell Rangel foi o campeão da categoria adulto (principal). No retorno, houve a disputa da Taça Interestadual, em São Januário, e o Vasco ficou com o bronze ao vencer o Flamengo por 29x17.

Um título inédito para o Rio de Janeiro, foi a conquista da Copa do Brasil (12 toques), realizada em Blumenau. Marcelo Lages foi o autor do feito histórico na categoria máster. Mais dois títulos nacionais foram conquistados em 2007: João Victor deu o bicampeonato brasileiro juvenil ao clube, jogando em Campinas-SP, já que o Vasco havia conquistado o mesmo título em 2006 com o atleta Thiago Penna. Na mesma competição, Rodrigo Amon se sagrou campeão brasileiro da categoria adulto bronze.

Destaque também para os títulos estaduais. Na modalidade disco 1 toque, Róbson Marfa e José Carlos conquistaram o título nas categorias adulto e master, respectivamente. Dobradinha de títulos também na modalidade 12 toques. Geraldo Ramos conquistou seu terceiro titulo estadual na categoria master com a camisa do Vasco. A alegria foi completa pois o pódio foi 100% vascaíno, Dudú e Marcelo Lages terminaram respectivamente em 2º e 3º lugares. Na categoria adulto, Thiago Penna foi o grande campeão, enquanto que Marcell Rangel ficou com o vice-campeonato.

O quinto título estadual da temporada foi na modalidade pastilha. Marcelo Lages conquistou o título pela segunda vez (2005 e 2007) na categoria adulto(principal). Marcus Rosa foi o vice-campeão e Fábio Gama foi terceiro lugar, fechando outro pódio cruzmaltino.

Para finalizar os títulos de 2007 foram três tricampeonatos em competições por equipes: o primeiro foi a Copa FEFUMERJ da modalidade 12 toques (2003-2005-2007), que é disputada de dois em dois anos. Outro tricampeonato foi na modalidade pastilha, já que a equipe cruzmaltina venceu nos anos de 2005, 2006 e 2007. Nessa modalidade não houve necessidade de partida final, pois clube de São Januário venceu as Taças Guanabara e Rio. Destaque na competição para o atleta Igor Monteiro que venceu todas as suas partidas. O último título do ano foi o tri estadual da modalidade 12 toques.

Confira os nomes dos atletas que representaram o clube no ano de 2007 nessa vitoriosa trajetória:

Bola 12 toques: Thiago Penna, Marcell Rangell, Alessandro Costa, Rodrigo Amon, Igor Monteiro, Rogério Nunes, Marcus Rosa, Ramos, Dudú, Rodolfo, Marcelo Lages, Toninho, Sérgio Oliveira, Alexandre Machado, Eduardo Machado, Vinícius Vaz, Fernando, João Victor e Carlos Renato.

Bola 3 Toques: Gutto Bittar, Maurício Cabral, Henrique Madeira e Johnny Marques.

Disco 1 toque: Róbson Marfa, Edno Silva, Hallison Carneiro, José Carlos, Hugo Mattos, Marco Antônio, Marcos Barbosa, Thiago Lepletier e Daniel Faro.

Dadinho: Fernando Lassala, Tavares, Rodrigo Palomo, Ramóm Rodriguês, Rodrigo Motta, Warlley, Sérgio Veras, Renato Ventura, Hyago, Lauria, Antônio Welligton, Vinícius Carriço e João Victor.

Pastilha: Marcelo Lages, Igor Monteiro, João Victor, Thiago Penna, Toninho, Marcus Rosa, Fábio Gama e Guigui Klein.

Jazz do Vasco se destacou nos festivais de dança em 2007

Esporte e dança, o Jazz ganhou definitivamente seu espaço em São Januário no ano de 2007. Com uma boa presença de crianças e adolescentes em suas escolinhas, o Vasco passou a se apresentar fora da sede cruzmaltina com suas equipes Infantil Infanto-Juvenil e Adulta.

Títulos também não faltaram. No Festival Dança e Companhia, que aconteceu no Teatro Lemos Cunha, na Ilha do Governador, o clube conquistou o 1º lugar no Infantil e no Adulto. O Infanto-Juvenl ficou com a 2ª colocação. Na ocasião, a atleta Paloma Costa, de 14 anos, registrava a sensação.

“Foi muito emocionante! Quando anunciaram a nossa primeira colocação gritei muito comemorando! A platéia foi ao delírio” – comentava a cruzmaltina campeã.

Fonte: Site oficial do Vasco


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique