.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 09/10/2007 - 23:51 - Silvio Luiz presenciou confusão no Estádio Azteca em 2002

Além do tradicional adversário e da pressão da torcida, que promete encher o gigantesco Estádio Azteca, o Vasco terá outro grande obstáculo a ser superado, hoje à noite, contra o América do México: a falta de oxigênio, comum aos locais de altitudes elevadas. Para contornar esse problema, o Bacalhau se apoiará na experiência de alguns de seus jogadores e torcerá para que a escolha do itinerário especial dê resultado.

Veterano em competições internacionais, o goleiro Silvio Luiz é um dos titulares que já atingiram a casa dos 30 anos. Em 2002, jogando pelo São Caetano, Sílvio eliminou o próprio América nas semifinais da Libertadores. Entretanto, a partida de volta do confronto — que terminou 1 a 1 — transformou o mesmo estádio Azteca em um campo de batalha, após uma confusão entre os jogadores que logo se tornou uma briga generalizada. O camisa 1 vascaíno ainda disputou as Libertadores de 2001, 2004 e 2006 - essa última pelo Corinthians.

Outro que conhece bem os caminhos das Américas, é Perdigão. De volta após suspensão no Brasileiro, o jogador é o único a ter uma Libertadores no elenco — pelo Internacional, em 2006. O volante, inclusive, tem sido o responsável por cadenciar o ritmo de jogo da equipe, algo fundamental, sobretudo quando se joga numa altitude de 2.235m.

Todas as medidas para minimizar os efeitos do deslocamento e da altitude foram tomadas: viagem antecipada, concentração em Monterrey. cidade ao nível do mar, e planejamento para recuperação total dos jogadores. Resta saber se os atletas vão retribuir a "Operação México" com um bom resultado diante do América, para retomar o rumo das vitórias, motivar a torcida, e, sobretudo, salvar o até então sofrível ano de 2007.

No site do jornal mexicano Milenio, uma curiosidade: após serem informados de que o maior destaque do Vasco era Leandro Amaral, jornalistas e fotógrafos mexicanos, considerando apenas o sobrenome — costume no país — abordaram o volante e não o artilheiro da Colina. Resultado: a página da matéria sobre o Vasco, tem o glorioso "Cão de Guarda" de Celso Roth em destaque na foto.

Se o Vasco terá que driblar a má fase que vem enfrentando no Brasileiro, a situação do América-MEX chega a ser pior. A inexpressiva 12ª colocação no campeonato nacional somada à demissão do técnico Luis Fernando Tena, deflagrou de vez a crise no clube. A imprensa mexicana chegou a acusar a maior parte do elenco de não ter se empenhado nas últimas partidas, para forçar a saída de Tena.

Novo treinador contratado pelo clube, o ex-jogador argentino Daniel Brailovsky já comanda o América contra o Vasco. Mesmo sabendo que ainda ê cedo, o treinador já quer ver mudanças no jogo de hoje.

"Espero que, nesse jogo, já se possa ver a minha mão. Trabalhamos a parte técnica hoje (ontem) e espero ver um time diferente, com os jogadores se sentindo diferente. Tem que haver um compromisso mútuo entre mim e os jogadores", disse — em entrevista ao site do Jornal mexicano La Jornada.

Entre seus comandados. os principais destaques são o goleiro Ochoa, que também defende a seleção mexicana, o habilidoso apoiador Mosqueda e atacante paraguaio Cabañas, artilheiro da última Libertadores, com dez gols.

VÍDEO

Jogadores do América do México e São Caetano brigam no Estádio Azteca


Fonte: Jornal dos Sports (texto), YouTube (vídeo)


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique