NETVASCO - 06/07/2007 - 23:02 - Pan 2007: Fábio Emílio, do Tiro com Arco, é mais um vascaíno no Pan
Fábio não poderia ter inspiração melhor: um avô que foi atleta olímpico nos Jogos de Moscou em 1980, uma tia que conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1983, em Caracas, e para finalizar o pai, que também conquistou um bronze em Caracas, além de ter ido a quatro Olimpíadas.
Com este histórico, o filho não poderia sair diferente. Hoje é o primeiro colocado no ranking brasileiro de tiro com arco e conta com o técnico e pai para lhe tirar as principais dúvidas. Porém, ele garante que não basta ser filho de um medalhista: "O pessoal tem falado muito que eu sou o primeiro do ranking porque tem o pai técnico, mas não é bem isso. Meu horário não bate com o horário dele", conta.
O pai trabalha fora e Fábio faz faculdade de desenho industrial. Mesmo assim, ele garante que sobra espaço para as quatro horas diárias de treino, que, por sinal, é adaptado. Isso porque ele não treina em nenhum campo especial, mas sim na sua própria casa: "Eu até agradeço por treinar em casa, porque sou privilegiado por ter esse campo que até pega as distâncias oficiais".
Há, porém, um cuidado especial a ser tomado. Quando Fábio treina, ninguém passa pelo corredor externo da casa. Assim, basta dar um grito para o atleta parar de atirar e a pessoa passar. As pombas não gritam. E foi justamente uma delas que acabou sendo atravessada por uma flecha do experiente avô.
Ao contrário do avô, Fábio nunca acertou um alvo em movimento, nem competiu em provas com nível olímpico. Será o seu primeiro Pan e ele está animado. "A expectativa é trazer uma medalha para o Brasil".
Porém, ele confessa que este é o primeiro Pan por um deslize próprio. "Comecei a pensar no Pan um pouco antes do último que teve. O Brasil só tinha conseguido uma vaga e só iria o primeiro do ranking. Vi que estava em segundo lugar e tentei correr atrás do tempo perdido, mas não dava mais".
Animado, Fábio sabe que a jornada até uma medalha não será fácil. Ainda mais diante de experientes adversários. Porém de uma coisa ele tem certeza, terá uma torcida gabaritada em todas as provas.
Ficha Técnica
Nome completo: Fábio Carvalho Emílio
Data de nascimento: 21/03/1986
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Peso 75kg
Altura: 1,82m
Residência: Rio de Janeiro (RJ)
Clube: Club de Regatas Vasco da Gama
Prova: Arco recurvo
Participações no Pan: Estreante
Títulos/Participações
- Tetra Campeão Brasileiro Juvenil
- Tetra Campeão Brasileiro Indoor
- Duas vezes Vice-Campeão Brasileiro Outdoor
- 3º colocado no Campeonato Brasileiro
- 1º colocado no Campeonato das Américas - distância de 30 metros - Colômbia
- 4º Colocado no Campeonato das Américas - Round Fita - Colômbia
- O mais jovem arqueiro a integrar a Equipe Olímpica Brasileira
- Instrutor de Tiro com arco formado pela CBTARCO
Vascaíno Renato Emílio, avô de Fábio, é pioneiro do esporte no Brasil
Em 1971 a Federação Carioca de Arqueirismo promoveu a realização do “Torneio Amizade”, considerado a primeira Prova Internacional de Tiro com Arco do Brasil. Estava presente ao evento o campeão uruguaio Miguel Angel. A prova foi realizada no campo do Fluminense Football Club, sagrando-se vencedores os atletas Renato Joaquim Emílio e Sandra Costa, ambos filiados ao Club de Regatas Vasco da Gama.
Fonte: UOL (texto, ficha, foto), Escoladearqueiros.com.br (ficha, foto), Site da CBTARCO (texto, foto)
|