Netvasco - 02/08 - 22:37 -
Camisa totalmente negra era a oficial até 1943
Quem pensa que o Vasco feriu suas tradições ao entrar em campo contra o Gama todo de negro e a cruz de Malta no centro peito, na noite desta quarta-feira, em Brasília, se engana cruzmaltinamente. A camisa negra, na verdade, é anterior à usada hoje em dia e foi envergada pelos jogadores do clube de São Januário até 1943.
Foi nesse ano que o então técnico da equipe, o uruguaio Ondino Vieira, reclamando do forte calor que fazia no Rio, pediu para que o time passasse a vestir roupas brancas. Mas era preciso manter uma identidade com o uniforme anterior. Foi, então, que, inspirados na barra diagonal usada pelo River Plate da Argentina, os vascaínos pintaram uma faixa negra na camisa.
Envergaram o uniforme negro grandes craques do Vasco e do futebol brasileiro, como Leônidas, Brilhante, Itália, Domingos da Guia, Russinho, Feitiço, Niginho, Fausto e Ademir Menezes.
Mas há também quem diga que outro fator motivou o abandono da camisa negra. Na época, o mundo vivia os horrores da Segunda Guerra Mundial e os nazistas - conhecidos na Alemanha como os camisas pretas - não eram uma boa associação.
Para o jogo desta quarta, o Vasco mandou confeccionar um conjunto todo negro, especialmente para fazer um protesto na sua estréia no Brasileirão 2001.
O presidente do clube, Eurico Miranda, alegando ser o Vasco o atual campeão brasileiro, queria estrear em São Januário, diante de sua torcida. Tentou mudar a tabela, mas foi derrotado na reunião do Conselho Técnico da CBF, na última segunda-feira.
Fonte: Pelé.Net |