.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias




Netvasco - 30/07 - 18:32 - Vasco x Gama mantido em Brasília. Eurico não aceita

Ainda indignado pela decisão do Conselho Arbitral da CBF de manter a primeira rodada do Campeonato Brasileiro com o Vasco estreando contra o Gama, em Brasília, o presidente do clube carioca, Eurico Miranda, fez severas críticas a CBF e ao seu presidente, Ricardo Teixeira. Eurico disse que a CBF não teve influência na tabela da competição, acusou Teixeira de omissão e o Clube dos 13 de discriminar o Vasco.

- Falar da omissão do Ricardo Teixeira nem vale mais, pois ele é sempre omisso. Descobri que o departamento técnico da CBF não fez a tabela como deveria ser de sua competência. Aí falei com o Nabi Abi Chedid, e ele disse que era vice-presidente mas não sabia de nada pois tinha sido chamado às pressas. Depois disso tudo ainda vejo o Clube dos Treze votar em bloco contra o Vasco - afirmou Eurico.

O presidente do Vasco abandonou a reunião antes do fim, evitou discutir outras questões do regulamento, por entender que o Clube dos 13 queria uma queda de braço, e garantiu não ter medo das conseqüências de acionar a Justiça comum.

- Conseqüências piores do que o Vasco ser discriminado não tem. Se não me derem ganho de causa vamos ver o desenrolar da situação, mas acho pouco provável que o Vasco não dispute o Campeonato Brasileiro. Apenas não vamos jogar contra o Gama na quarta-feira - afirmou Eurico.

O vice-presidente da CBF, Nabi Abi Chedid, rebateu na tarde desta segunda-feira as acusações do presidente do Vasco, Eurico Miranda, dando conta de que a entidade foi omissa na reunião do Conselho Técnico que aprovou o regulamento e a tabela do Campeonato Brasileiro. Nabi disse que a entidade fez de tudo para que os clubes chegassem a um consenso com o Vasco.

- A CBF presidiu a reunião e não foi omissa em momento nenhum. Trabalhamos pelo consenso. Perguntamos se o Gama aceitaria adiar o jogo e ele não aceitou. Outros clubes também queriam alterações na tabela, mas entenderam que não seria correto fazer essas alterações e aceitaram a tabela como ela está - afirmou Nabi.

O dirigente disse que a reunião foi democrática, pois se iniciou às 11h e só terminou às 15h30min justamente porque todos os clubes foram ouvidos.

Outro que garantiu a legitimidade da reunião foi o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, que assegurou que todas as decisões foram tomadas democraticamente.

- Foi um processo democrático, em que todas as decisões foram tomadas na base do voto. Quando uma votação termina vinte e sete a um ela não pode ter sua legitimidade contestada. Mas respeito a intransigência do Vasco de lutar pelos seus direitos na Justiça. Só não vou comentar o assunto porque não falo sobre hipóteses e para mim o Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira - afirmou Koff.

Os presidentes dos 28 clubes que participarão do Campeonato Brasileiro estiveram reunidos nesta segunda-feira na reunião do Conselho Técnico da CBF, que decidiu o futuro da competição. O encontro contou com a presença do dirigente do Vasco, Eurico Miranda, o único a manifestar contrariedade quanto à fórmula de disputa. O presidente vascaíno deixou a sessão irritado, já que não recebeu apoio de nenhum outro clube.

O motivo da irritação de Eurico foi pelo fato de a tabela prevê que o Vasco comece o Brasileiro jogando fora de casa contra o Gama. Para ele, a sua equipe deveria estrear na competição em São Januário por considerar que é o atual campeão. Mas a tentativa de alterar a programação não foi o suficiente para convencer os dirigentes dos principais clubes do país, que criticaram a ação do dirigente vascaíno.

- Foi uma decisão da maioria e tem de ser aceita. O Eurico é uma pessoa de muita importância para o futebol, mas ele levou para esta reunião assuntos de interesse pessoal. Por isso, a maioria entendeu que nada deveria ser mofidicado - disse o presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi.

O presidente do São Paulo, José Augusto Bastos Neto, afirmou que a tabela inicialmente divulgada não tem a ver com a reunião na CBF. Perguntado sobre o interesse de Eurico, o dirigente paulista preferiu não fazer ataques pessoais, mas condenou a intenção do Vasco:

- O Conselho Técnico não tem nada a ver com a tabela. Outros clubes também foram prejudicados, mas só Vasco não abriu mão dela. Ele não é um ditador, apenas defende os interesses do Vasco.

Outro que também optou por um discurso moderado foi o presidente do Grêmio, José Alberto Guerreiro.

- Tivemos uma reunião elucidativa. Ela provou que os clubes têm vontade própria e que sabem o que é melhor para o futebol brasileiro. Não quero entrar nesta discussão sobre o Eurico Miranda, mas seria uma injustiça paralisar o campeonato neste momento.

Ao contrário dos outros dirigentes, o presidente do Goiás, João Gualberto, não perdeu a oportunidade para ironizar a atitude de Eurico, que abandonou a reunião quando foi votada a tabela.

- O Vasco não perdeu por vinte e sete a um e sim por unamidade, pois o Eurico não ficou até o fim da reunião.

O Conselho Técnico da CBF modificou o regulamento do Campeonato Brasileiro que tem início previsto para a próxima quarta-feira e agora oito times vão disputar a fase final da competição, ao invés de quatro como havia sido estabelecido. O Conselho resolveu aceitar a sugestão do Clube dos 13 que se reuniu pela manhã no Hotel Guanabara para discutir mudanças no regulamento, embora faltem apenas dois dias para o início da competição.

Em função do calendário, a recém-criada fase de quartas-de-final será disputada em apenas uma partida, com mando de campo para a equipe de melhor campanha na fase de classificação. Em caso de empate, será jogada uma prorrogação, e, se mantida a igualdade, classifica-se o time da casa.

Já a final será disputada em dois jogos, com o time de melhor campanha tendo apenas a vantagem de jogar a segunda partida em casa. Se ao fim dos dois confrontos acontecer empate no saldo de gols, o campeão brasileiro será conhecido após disputa de pênaltis.

A modificação teve o objetivo, segundo Fernando Miranda, presidente do Inter e autor da proposta, de aumentar o interesse do torcedor pela competição.

Fonte: Lancenet



Comente esta notícia em nosso Forum

Comente esta notícia em nosso Chat



[an error occurred while processing this directive]