Pedro Emanuel explica esquema com 3 zagueiros e admite que equipe do Vasco estava ansiosa
O Vasco venceu o Athletico-PR por 3 a 1, na Arena da Baixada, e deu um passo fundamental para afastar de vez o perigo da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Após a vitória, o técnico Pedro Emanuel exaltou o lado mental da equipe para conquistar os três pontos com uma virada tão rápida e explicou a mudança de estratégia com um esquema com três zagueiros.
- Sabíamos que enfrentaríamos um adversário que era muito forte, principalmente em termos de cruzamentos e que tem um ataque bastante forte fisicamente, o Viveros, não à toa é o artilheiro do nosso campeonato. A estratégia de três zagueiros aconteceu em função de que, nos últimos três jogos, tomamos sete gols. E colocamos três meias que nos permitissem ser consistentes.No gol, a linha defensiva faltou fazer a pressão que se exige e permitimos o arremate de fora da área, mas também com o mérito do adversário. De resto, a linha defensiva esteve muito valente. A ideia era haver pressão nos cruzamentos e conseguimos em grande parte dos momentos, mas sacrificamos um homem à frente para ter mais um meia para controlar. A rapidez e a força da frente do ataque do Athletico nos obrigava a não sofrer o segundo gol para entrar no jogo - analisou o treinador.
Mendoza abriu o placar para os donos da casa no primeiro tempo. Após as substituições de Pedro Emanuel no intervalo, o Vasco voltou melhor e chegou à virada com Aguirre (contra), Bruno Duarte e Gabriel Pereira. Com o resultado, o time chegou aos 41 pontos e, neste momento, está a quatro pontos do Grêmio, primeiro time na zona de rebaixamento.
- Outro aspecto que foi fundamental para a virada foi a eficácia ofensiva, que não tem sido boa. Criamos muitas oportunidades e não tínhamos concretizado. Hoje, em cinco ou seis minutos, conseguimos fazer esses gols e, de fato, ajudou muito anímicamente - completou Pedro Emanuel.
O treinador também reconheceu que havia uma ansiedade no elenco com a sequência de resultados negativos. Pedro Emanuel também valorizou a eficácia ofensiva do time em Curitiba.
"A equipe estava um pouquinho ansiosa. A gente havia falado sobre isso na preparação do jogo. Nós tínhamos seis finais antes deste jogo. Sabíamos que era muito importante ter uma vitória nesta fase do campeonato, até porque as equipes à nossa volta vêm dando a vida e conquistamos pontos", exaltou o técnico.
- Quando ganhamos a vantagem, não baixamos as linhas, fomos bastante compactos. E, depois da expulsão, não concedemos quase nada. Voltamos a ganhar, a marcar mais de dois gols, o que é importante para ganhar a confiança. Mas, acima de tudo, ganhamos uma variabilidade de forma como queremos e podemos jogar, a depender do adversário.
A vitória vascaína ainda quebrou um tabu histórico. Eram 19 anos sem vencer o Athletico-PR na Arena da Baixada. Considerando apenas o Brasileirão, o time carioca jamais havia vencido no estádio e não batia o Furacão fora de casa desde 1998.
Agora, a equipe concentrará as suas forças na busca pela classificação à final da Copa do Brasil. Após perder a ida para o Palmeiras por 1 a 0, o Vasco receberá o time paulista no próximo domingo, em São Januário.
Fonte: ge