Confira o aproveitamento do Vasco em São Januário no Campeonato Brasileiro desde 1972
O Vasco está fechando a edição do Brasileirão 2025 com apenas 7 vitórias em 15 jogos disputados em São Januário. A média de público de 17.898 torcedores não foi suficiente para fazer o Caldeirão ferver em 3 empates e 5 derrotas cruzmaltinas.
O aproveitamento de 53% dos pontos disputados em casa só não foi pior que os 33% nos 4 jogos que o Vasco mandou no Maracanã e Mané Garrincha, em Brasília. Numa competição de pontos corridos em 38 rodadas, o aproveitamento máximo dos pontos em casa é fundamental para os objetivos de título ou obtenção de vaga para a Taça Libertadores.
Um exemplo disso foi a estratégia bem sucedida do Mirassol nos jogos dentro do estádio José Maria de Campos Maia na atual temporada. Garantiu 12 vitórias e 6 empates no Maião, quase 78% dos pontos disputados. Restando uma partida a realizar, ainda não computou nenhuma derrota no seu alçapão. Esse desempenho injetou confiança na equipe estreante da Série A para também ser competitiva nos jogos fora de casa e assegurar uma vaga direta na fase de grupos da principal competição da América do Sul no ano que vem.
Os tropeços em São Januário sempre custarão caro para as pretensões do Vasco no Brasileirão. Para consertar isso, talvez a solução seja conectar a força do seu estádio com um pacto de vitórias preestabelecido na comunidade vascaína, envolvendo torcedores, atletas, comissão técnica e diretoria. Todos compartilhando o mesmo objetivo de vencer o máximo de vezes em São Januário e brigar lá no topo do tabela do Brasileirão.
Fonte: Substack Eduardo Maganha