SUB-17: VASCO VENCE O BAHIA NOS PÊNALTIS E É CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL
Terça-feira, 06/05/2025 - 20:34
O Vasco é campeão da Copa do Brasil Sub-17 pela primeira vez! Nos pênaltis, o Cruzmaltino venceu o Bahia por 5 a 3 nesta terça-feira (6). Breno Sales converteu o pênalti decisivo para a equipe carioca.

No tempo normal de jogo no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, as equipes empataram em 2 a 2.

Andrey, de pênalti, abriu o placar para o Vasco. Na segunda etapa, Cristofer ampliou com gol relâmpago, no primeiro minuto. Victor Guilherme e Anthony, com um golaço, empataram para o Bahia.

Com a vitória, o Vasco levantou a taça inédita da competição. Nenhum dos dois times tinha ganhado alguma edição da Copa do Brasil Sub-17, que acontece desde 2013.

O jogo

O atraso de 15 minutos no início da partida devido a problemas com os refletores do Luso-Brasileiro não esfriou as equipes. Pelo contrário: o jogo começou pegado e com boas chances criadas.

Léo Féliz arriscou logo aos dois minutos, fazendo o goleiro Jampa trabalhar. Na sequência, Kaique Ferreira quase abriu o placar para o Vasco de cabeça , Dell tirou a bola em cima da linha.

A primeira chegada do Bahia foi aos 13 minutos. Andrew finalizou, mas mandou para fora. Aos 16, o Vasco teve outra boa oportunidade com Andrey de cabeça, mas a bola saiu. O Bahia teve ainda boa chance com Ruan Pablo e o Vasco com Andrey, ambos sem sucesso.

Aos 39 minutos, o árbitro foi chamado ao VAR e marcou pênalti para o Vasco por toque na mão de Santana. Andrey foi para a cobrança e deslocou Jampa, abrindo o placar.

Nos acréscimos da primeira etapa, Kaique Ferreira levou amarelo por falta em Ruan Pablo, mas após revisão no VAR, o árbitro decidiu expulsar o jogador.

Antes do intervalo, o Bahia ainda teve chance de empatar com o próprio Ruan Pablo, mas Lucas Andrade fez a defesa.

Apesar de estar com um a menos, o Vasco já começou o segundo tempo ampliando a vantagem no placar. Cristofer, que tinha acabado de entrar no jogo, marcou o segundo gol da equipe de cabeça.

Aos 21 minutos, o Bahia conseguiu descontar. Após a cobrança de escanteio, Antoni cabeceou e Dell cabeçou de casquinha na cara do gol. Lucas Melim tirou a bola em cima da linha e Victor Guilherme aproveitou o rebote para ampliar. A bola ainda bateu no goleiro vascaíno, mas a arbitragem deu o gol para o jogador do Bahia.

O Vasco respondeu com Lucas Melim, mas primeiro o jogador parou em Jampa e, no rebote, cabeceou para fora.

Aos 31 minutos, Anthony recebeu fora da área e bateu colocado para fazer um golaço e empatar o placar. Mas logo depois de fazer o belo gol, Anthony recebeu o segundo cartão amarelo por comemorar provocando a torcida e o banco de reservas do Vasco e foi expulso.

Com 10 contra 10 em campo, o jogo voltou a ficar pegado. Lucas Rafael bateu cruzado e obrigou Jampa a fazer boa defesa. O Bahia respondeu com Victor Guilherme que quase fez outro golaço. Lucas Andrade espalmou para salvar o Vasco. Apesar disso, o empate se manteve e a decisão foi para os pênaltis.

Pênaltis

Nos pênaltis, o Vasco iniciou as cobranças com Lucas marcando de canhota, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro do Bahia. Téo deixou tudo igual finalizando com categoria no canto direito Lucas Andrade. Pedro foi o segundo vascaíno e converteu de pé direito no ângulo direito de Artur Jampa. Com 2 a 1 na dianteira, o time cruzmaltino consolidou vantagem quando Lucas Andrade saltou para o canto esquerdo e defendeu a finalização de Victor Guilherme. Com tranquilidade, Emanoel bateu no canto direito e o goleiro do Tricolor pulou para o esquerdo (3 a 1).

Emerson foi o próximo do Bahia e marcou finalizando firme no canto direito do goleiro do Vasco: 3 a 2. João manteve dois de vantagem aos donos da casa cobrando com classe no canto esquerdo de Artur Jampa, que foi para o outro lado: 4 a 2. Os visitantes se mantiveram vivos na disputa do título da Copa do Brasil Sub-17 porque Emanoel chutou de canhota no canto esquerdo do goleiro e não deu chances a Lucas Andrade. Mas o gol dele só adiou a comemoração vascaína, que aconteceu de fato quando Breno Salles marcou na última cobrança no canto esquerdo do goleiro: 5 a 3.

VASCO 2 (5) X (3) 2 BAHIA

Copa do Brasil Sub-17
Final - Jogo Único

Data: 06/05/2025
Local: Estádio Luso Brasileiro. Rio de Janeiro (RJ)
Público e Renda: Portões Abertos

Árbitro: Hieger Tulio Cardoso

Expulsões: Kaique Ferreira (Vasco 49/1ºT). Anthony (Bahia 32/2ºT).

Gols do Vasco: Andrey Fernandes (PN 41/1ºT) e Cristofer (1/2ºT). Gols do Bahia: Victor Guilherme (22/2ºT) e Anthony (31/2ºT).

VASCO: Lucas Andrade; Lucas Melim, Kaique Ferreira, Breno Sales e Lucas Rafael; Léo Félix (Bernardo Manes), Luis Felipe (Yan Gabriel) e Medina (Pedro Augusto); Davi Gomes (Emanuel
Ribeiro), Andrey Fernandes (João Vitor Cardoso) e Diego Minete (Cristofer). Técnico: Cássio Barros.

BAHIA: Jampa; Bruno Ricardo (Lyan), Alessandro, Ruan Victor e Santana (Victor Guilherme); Diego Silva (Emerson), Anthony e Andrew (Emmanuel); Ruan Pablo (Ryan), Richarllyson (João
Farias) e Dell. Técnico: Léo Mendes.

Pênaltis: Vasco 5x3 Bahia. Pelo Vasco: Lucas Rafael (gol), Pedro Augusto (gol), Emanuel Ribeiro (gol), João Vitor Cardoso (gol) e Breno Sales (gol). Pelo Bahia: Dell (gol), Victor Guilherme (defesa), Emerson (gol) e Emmanuel (gol).





Fonte: CNN (texto), Olimpíada Todo Dia (texto), Pesquisador Marcos Alves (ficha), ge (vídeo), Youtube oficial do Vasco (vídeo)


Vasco Base @vascobase
SUB-17 CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL LEVANTANDO A TAÇA 🏆💢

#BaseForte
#VascoDaGama



Fonte: X oficial Vasco Base


Copa do Brasil @CopaDoBrasilCBF
O VASCO É CAMPEÃO INVICTO DA COPA DO BRASIL SUB-17! 🏆💢

Pela primeira vez, os #MeninosDaColina levantam a taça da categoria! Após empate por 2 a 2 no tempo normal, 5 a 3 contra o Bahia nos pênaltis! Parabéns ao @VascodaGama!

📷 Matheus Sanches/MyPhoto Press/Gazeta Press



Fonte: X Copa do Brasil


Vasco Base @vascobase
Que momento… 🥹🏆❤️

📸: João Gabriel Alves

#BaseForte
#VascoDaGama



Fonte: X oficial Vasco Base


JP Isidro @jpisidro
CAMPEÕES 🏆🇧🇷
Veja como foi o título da Copa do Brasil Sub-17 conquistada pelo Vasco diante do Bahia

#VascodaGama #FuteboldeBase #CopadoBrasilSub17



Fonte: X do jornalista João Pedro Isidro/Assessoria de imprensa do Vasco