Basquete: Vasco perde para o São José por 81 a 78 em São Januário e lidera série por 2 a 1
Segunda-feira, 28/04/2025 - 22:43
O São José conseguiu evitar a eliminação contra o Vasco nas oitavas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Em uma partida acirrada desde o início nesta segunda-feira, a equipe venceu o Cruzmaltino fora de casa por 78 a 81 no Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro. Com a vitória nos últimos segundos, o São José fez 1 a 2 na série e garantiu a disputa do jogo 4 nos playoffs.



Ao contrário das duas primeiras partidas, o Vasco teve muitos erros contra o São José nesse terceiro jogo e encontrou muita dificuldade. O São José se manteve na frente durante boa parte da disputa, mas o Cruzmaltino esteve logo atrás no placar, buscando o empate. O maior pontuador do São José foi Adyel, que somou 19 pontos, 2 assistências e 4 rebotes.

As equipes voltam à quadra na sexta-feira (02), às 19h30 (Horário de Brasília) pelo quarto jogo das oitavas. Assim como o primeiro duelo, a partida será disputada no Farma Conde Arena, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. Nos playoffs do NBB, a equipe que levar três partidas da série de melhor de cinco avança à próxima fase. Confira a programação completa abaixo.

O jogo

O Vasco começou atrás no placar, mas conseguiu se recuperar na reta final do primeiro período e empatou em 17 a 17. Eugeniusz e Basílio fizeram a diferença nesse início e a equipe voltou diferente para o segundo quarto, saindo na frente do São José. Mesmo com algumas bolas de três do Cruzmaltino, o São José empatou em 34 a 34 e esquentou os últimos minutos da parcial. Adyel liderou a reação e ajudou os visitantes a irem para o intervalo com a vantagem por 34 a 37.



O Vasco começou pontuando novamente na volta do intervalo e passou a frente por 39 a 37 aos oito minutos. O São José construiu uma recuperação nos rebotes, e Martin colocou a equipe na vantagem de novo. Ruivo aumentou a diferença para 45 a 41 com uma bola de três. Pouco depois, Eugeniusz diminuiu convertendo lances livres para o Vasco, e Marquinhos encostou em 46 a 50. Ainda assim, mesmo com uma corrida do Cruzmaltino na reta final, o São José manteve a vantagem com cestas decisivas e foi para o último período com 55 a 60.

O Vasco começou o último quarto pontuando com Eddy, mas Adyel respondeu na sequência e abriu em 57 a 62 logo no início. Com a chuva forte no Rio de Janeiro, a partida foi interrompida por quase uma hora por conta de goteiras no ginásio. Ainda assim, o São José voltou com tudo ao jogo marcando com Adyel, aproveitando os erros dos donos da casa.

Com menos de um minuto, o São José conseguiu uma falta por ato de violência em uma disputa com Eugeniusz e aumentou a vantagem. Marquinhos também converteu dois para o Vasco e equilibrou a disputa. Em seguida, Adyel teve mais duas chances e desperdiçou. Jamaal somou mais um para os donos da casa nos últimos segundos e encostou em 78 a 79. Mesmo com uma chuva de faltas na reta final, o São José encerrou com vitória por 78 a 81.

Calendário

Vasco x São José

  • Jogo 4: 02/05 (sexta), 19h30 – Farma Conde Arena

  • Jogo 5 (se necessário): 05/05 (segunda), 19h30 – São Januário


  • Fonte: ge


    MELHORES MOMENTOS| R10 SCORE VASCO 78 x 81 FARMA CONDE/SÃO JOSÉ | PLAYOFFS NBB CAIXA 2024/25 |JOGO 3

    Com Ruivo e Adyel pontuando bem durante toda a partida, o Farma Conde São José vence e leva o jogo 4 para a Arena Farma Conde.



    Fonte: Youtube NBB Caixa


    Tô vivo e esperto!

    Quando se questiona qual o papel do treinador de basquete, não é apenas para desenhar jogadas na prancheta. Às vezes, um conselho na parada técnica pode ser a chave do sucesso na partida. O Farma Conde/São José Basketball tem Régis Marrelli, um dos quatro coaches com mais de 500 jogos no NBB CAIXA. O time absorveu melhor seus ensinamentos e venceu nos detalhes a partida contra o R10 Score Vasco da Gama, em São Januário, nesta segunda-feira (28/04), por 81 a 78. Dessa forma, mostrou que segue vivo na disputa das oitavas, forçando o jogo 4 e voltando para a cidade do Vale do Paraíba. O Cruzmaltino tinha a oportunidade de varrer e ser o primeiro classificado às quartas, mas precisará de ajustes até sexta-feira.

    Conselho de Léo

    Como o Léo Figueiró, treinador do R10 Score Vasco da Gama, falou no primeiro tempo técnico, quando o placar apontava 11 a 4 para o time visitante: "Eles estão jogando a vida aqui". De fato, o Farma Conde/São José Basketball começou o quarto disposto a prolongar a série de oitavas e não ser o primeiro time eliminado nos playoffs. Se manteve à frente do placar até o último momento, quando Eugeniusz deu sua terceira assistência para a conversão de três pontos de Paulichi, que deixou a parcial em 17 a 17 e foi o cestinha do quarto com sete pontos anotados. O recado de Léo Figueiró surtiu efeito para o time vencer a disputa por segundas bolas (10 a 4) e assistências (6 a 2) para combater o jogo infiltrado no garrafão do time joseense.

    Tudo indefinido

    A bola de três que Marquinhos fez deu vantagem ao R10 Score Vasco da Gama pela primeira vez na partida no segundo quarto, mas foi respondido na mesma moeda por Matheus Buiú. Gu Basílio teve a sua com nova resposta de Martín Fernández. Foi um quarto que os times mantiveram o placar apertado novamente até os últimos momentos, com Adyel e Douglas dos Santos desempatando e dando a vitória da parcial para Farma Conde/São José Basketball, 20 a 17. Chamou a atenção, justamente aquele aspecto que foi alertado por Figueiró: foram 18 rebotes contra sete do time da casa.

    Conselho de Régis

    Eddy e Paulichi devolveram a vantagem na volta do intervalo para o Gigante da Colina. Contudo, Ruivo e Carbonari encabeçaram uma construção de vantagem para o Sanja no terceiro quarto. O time do interior paulista saiu de dois pontos atrás no 39 a 37, para abrir sete no 48 a 41 e sustentando até o 55 a 48. Todavia, uma nova reação do Cruzmaltino, que encostou novamente, obrigou o treinador Régis Marrelli a pedir tempo técnico e concluir com o aviso: "Jogo de playoffs, precisamos ser inteligentes". E foram, Vieta anotou mais três pontos e o time visitante fechou a parcial com cinco de vantagem.

    Detalhe chamado lance livre

    No último período, o Farma Conde/São José Basketball ameaçou desgarrar com a bola de três de Adyel, que deixou a distância em nove. Porém, o plano de Marquinhos, Paulichi e Eddy era já varrer a série na frente do torcedor do R10 Score Vasco da Gama. Ensaiaram uma reação que deixou a margem em três pontos, no 79 a 76, faltando 25 segundos, e em um ponto, faltando 12. Um erro de Adyel e outro na sequência de Jamaal, um de cada lado, deixou os últimos nove segundos ainda mais tensos. A frieza que o ala argentino Franco Vieta teve para converter dois lances livres faltou para Jamaal converter os seus e foi suficiente para a diferença final.

    Adyel terminou como cestinha para o Farma Conde/São José Basketball, com 19 pontos. Combinou para 37 com os 18 que Felipe Ruivo anotou. Paulichi, para o Cruzmaltino, empatou em pontos com Adyel. Marquinhos, que terá pelo menos mais um jogo de oitavas na sua carreira, terminou com duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes defensivos.

    Avaliações

    "Precisávamos de uma vitória, viemos para cá com esse objetivo e felizmente conseguimos fazer a série voltar para São José. Essa vitória nos traz confiança. Agora vamos descansar um pouquinho e trabalhar forte para conseguir uma nova vitória diante da nossa torcida. Ainda é uma situação de tudo ou nada, sabemos disso, mas confiamos que a Arena vai estar cheia e temos totais condições de trazer a série de volta para cá em um quinto jogo", declarou o confiante capitão do Farma Conde/São José Basketball, Felipe Ruivo.

    "É jogo do 8º contra o 9º, não podemos esperar nada menos do que uma série equilibrada. Vamos voltar para São José, vai ser um jogo equilibrado também. Se for preciso, temos a vantagem de decidir o quinto jogo na nossa casa, mas vamos pensando jogo a jogo. Acabou aqui, não conseguimos ganhar, vamos descansar, focar e ver o que precisamos melhorar. Agora é tentar uma vitória para fecharmos a série, temos que correr atrás dela para passarmos", avaliou o técnico do R10 Score Vasco da Gama, Léo Figueiró.

    O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, UMP e Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.



    Fonte: LNB