Veja como foi a homenagem a Dinamite antes de Vasco x Sport em São Januário
Sábado, 12/04/2025 - 23:39
Vasco presta homenagem a Roberto Dinamite, que faria 71 anos neste domingo


Um dos maiores nomes da história do Vasco e do futebol brasileiro, Roberto Dinamite faria 71 anos neste domingo, 13 de abril. Em homenagem ao craque, que morreu em 2023, o clube fez uma grande festa em São Januário neste sábado, antes do jogo contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. O tributo contou com show de luzes, bandeirões, cantos da torcida e camisas com patch customizado.

As honrarias começaram com um show de luzes. Todos os refletores do estádio foram apagados, deixando apenas a iluminação sobre a estátua de Dinamite que fica à beira do campo. Em seguida, familiares de Dinamite entraram no gramado e se juntaram a torcedores que carregavam bandeiras e puxavam cânticos em homenagem ao ex-jogador.



As arquibancadas também faziam a festa com gritos de: "ah, é Dinamite". Dois bandeirões foram erguidos. Em um deles, havia uma imagem do craque à época de jogador, com a inscrição: "Dinamite Eterno".

Os jogadores do Vasco também participam do tributo, carregando no peito um patch com uma ilustração de Dinamite. Os uniformes vão ser leiloados em parceria com a Play For a Cause. A renda vai ser convertida para a Cidade de Deus, favela que margeia o CT Moacyr Barbosa.

Roberto Dinamite morreu no dia 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos. Ele vinha lutando contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro

Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ). Aos 17 anos ele recebeu o apelido que carregou até o fim da vida. Ao fazer seu primeiro gol pelo Vasco, na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, a manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte marcou: "Garoto-dinamite explodiu".

Roberto fez 708 gols em 1.110 jogos pelo Vasco. Ao todo, foram 190 gols marcados no Campeonato Brasileiro, o que faz dele o maior artilheiro da história da competição - em 2024, o artilheiro da edição do Brasileirão ganhou pela primeira vez o Troféu Roberto Dinamite.

Pelo Vasco, conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).



Dezesseis anos após a aposentadoria, ele foi eleito presidente do Vasco, em 2008. Neste ano o Vasco chegou ao seu primeiro rebaixamento. Em 2009, o clube retornou à elite com título. E, em 2011, conquistou a Copa do Brasil, última taça a nível nacional. Depois, mais uma queda para a segundona, em 2013. Um ano antes do fim do mandato.

Ainda assim, a idolatria a Roberto persistiu. Em outubro de 2021, um programa de financiamento coletivo arrecadou R$ 190 mil para a construção de sua estátua em São Januário. O monumento foi inaugurado em 28 de abril de 2022, com grande festa.

A festa deste sábado, dois anos depois de sua morte, mostra que a conexão entre Roberto, Vasco e São Januário continua viva.

Fonte: ge


Em noite de homenagens, São Januário pulsa por Roberto Dinamite

A noite de sábado (12), em São Januário, foi especial e por muito além da boa vitória por 3 a 1 sobre o Sport pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes da partida e durante os 90 minutos, inúmeras homenagens ao Maior de Todos, Roberto Dinamite, que completaria 71 anos deste dia 13 de abril, foram realizadas.

Através de resgate no Sócio Gigante, torcedores puderam realizar um campeonato de futmesa ao lado da estátua de Roberto Dinamite. A mesa, inclusive, era personalizada em homenagem ao ídolo. O time entrou em campo a já conhecida Camisa I, que homenageou o último aniversário de Roberto, e conta com inúmeras referências ao ídolo, uma carta especial e o número 10 estilizado. Para este jogo, os uniformes dos onze titulares contaram com um patch especial. Essas peças, mais a #10 do Payet, já estão sendo leiloadas em parceria com a Play For a Cause e toda a renda será convertida para a Cidade de Deus, comunidade que abraça o CT Moacyr Barbosa na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Confira clicando >aqui<.

Antes da bola rolar, São Januário iniciou o seu novo show de luzes. Enquanto os refletores apagaram, apenas a estátua do Maior de Todos ficou iluminada, contando também com projeções no gramado e um mosaico na social. Por parte da torcida, um bandeirão de Roberto Dinamite cobriu as arquibancadas e um mar de bandeiras que faziam menção ao ídolo também marcaram presença. Tudo isso ao som do grupo vascaíno ‘Sambarreira' e com um vídeo especial do Dinamite no telão.



Fonte: Site oficial do Vasco