Camisa do Vasco deste sábado contará com patch em homenagem a Roberto Dinamite
Sábado, 12/04/2025 - 18:58
Vasco da Gama @VascodaGama
Para homenagear e celebrar o legado do Maior de Todos, o Vasco da Gama preparou uma série de homenagens ao ídolo na partida contra o Sport, em São Januário 🧨🔟💢

Saiba mais em Vasco.com.br

📸 Matheus Lima | #VascoDaGama



Fonte: X oficial do Vasco


Vasco prepara homenagens a Roberto Dinamite em jogo contra o Sport

Carlos Roberto de Oliveira, o nosso eterno Roberto Dinamite, completaria 71 anos no próximo dia 13 de abril. Para homenagear e celebrar o legado do Maior de Todos, o Vasco da Gama preparou uma série de homenagens ao ídolo na partida contra o Sport, em São Januário, justamente, o estádio em que Roberto é o maior artilheiro, neste sábado.

O Sócio Gigante preparou uma série de resgates para experiências únicas. Primeiro, no já tradicional Match Day, será realizado um quiz sobre Roberto Dinamite. O vencedor será convidado para participar do pré-jogo ao vivo da VascoTV. Além disso, através de outro resgate de experiência, sócios poderão disputar um campeonato de futmesa em frente à estátua do Dinamite. A mesa é licenciada e personalizada em homenagem ao eterno Camisa 10 vascaíno.

Além disso, o time atuará com a já conhecida Camisa I, que homenageou o último aniversário de Roberto, e conta com inúmeras referências ao ídolo, uma carta especial e o número 10 estilizado. Para este jogo, os uniformes dos onze titulares contarão com um patch especial. Essas peças serão posteriormente leiloadas em parceria com a Play For a Cause e toda a renda será convertida para a Cidade de Deus, comunidade que abraça o CT Moacyr Barbosa na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Antes da bola rolar, o Gigante da Colina também irá preparar uma celebração especial com o novo show de luzes de São Januário. E contará com um mosaico com a imagem do ídolo.

O VASCO E ROBERTO DINAMITE

O Roberto era Vasco. O Vasco era Roberto. Em 1974, Dinamite foi o verdadeiro ponto de arranque rumo ao primeiro título de Campeonato Brasileiro do Clube, sendo o artilheiro da competição com 16 gols marcados. Nos anos seguintes, a consagração com artilharias nacionais e estaduais. Além das convocações para as Copas do Mundo de 1978 e 1982. Na primeira oportunidade, Roberto foi o artilheiro da Seleção Brasileira no mundial.

No início da década de 80, Roberto Dinamite deixou o Vasco da Gama rumo ao Barcelona (ESP). Mas a separação durou apenas três meses e logo o artilheiro estava de volta à Colina. E não demorou muito para que ele voltasse a explodir em festa a torcida. Em um jogo contra o Corinthians, no Maracanã, Dinamite marcou cinco gols na vitória cruzmaltina por 5 a 2.

Foram mais 12 anos de Vasco da Gama, sendo nove ininterruptos, somatizando títulos; artilharia; e cultivando um amor e uma gratidão gigantesca. Até a sua aposentadoria e despedida dos gramados, em 1992.

Em 2008, Roberto Dinamite foi eleito Presidente do Vasco da Gama e reeleito em 2011. Ao longo deste período, o Clube conquistou a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.

ESTÁTUA EM SÃO JANUÁRIO E HONRARIAS

Em 2021, comemorando o 50º aniversário do primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, o Clube lançou uma campanha de financiamento coletivo para confecção da estátua do ídolo em São Januário. Em poucas horas, a campanha chegou ao valor necessário. No dia 28 de abril de 2022, em um evento que fazia parte das séries de homenagens pelo aniversário de Roberto, o Vasco inaugurou a estátua no gramado do Caldeirão, com a presença e grande festa da torcida, além de convidados ilustres. Ainda no mesmo mês, Roberto recebeu o título de Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama.

MARCAS DA CARREIRA:

– 1.110 jogos pelo Vasco da Gama (jogador que mais vestiu a camisa do Clube)

– 708 gols pelo Vasco da Gama (maior artilheiro da história do Clube)

– Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols)

– Maior artilheiro da história do Campeonato Estadual do RJ (279 gols)

– Maior artilheiro da história de São Januário (184 gols)

– Maior artilheiro da história dos confrontos do Vasco com seus principais rivais:

– Vasco x Flamengo (27 gols x 19 gols de Zico)

– Vasco x Fluminense (36 gols x 12 gols de Waldo)

– Vasco x Botafogo (25 gols x 17 gols de Quarentinha)

– Autor do gol mais bonito da história do Maracanã (1976)

Fonte: Site oficial do Vasco