Salgado, Osorio, Duque Estrada, Brant e Otto já falaram à comissão que apura venda da SAF à 777; Adriano Mendes, Carlos Fonseca e Zeca Bulhões ainda não
Sexta-feira, 14/03/2025 - 07:39
Guerreiros da Colina @GdcVasco
🚨 EXCLUSIVO: Comissão de Inquérito da venda da 777 passa da metade; três convocados estão "inventando desculpas" para não dar depoimento, revela interlocutor.

Iniciada em julho de 2024 e conduzida pelo Conselho Deliberativo, a comissão de inquérito da venda da 777 já passou da metade, de acordo com o interlocutor ouvido pela GDC. Ela visa "apurar o processo de escolha da empresa 777 Partners para a aquisição de 70% das cotas do Vasco da Gama SAF", durante a gestão do ex-presidente Jorge Salgado.

A GDC apurou que três pessoas convocadas a dar depoimentos ainda não compareceram. São eles: Adriano Mendes, ex-VP de Finanças; Zeca Bulhões, ex-VP Jurídico; Carlos Fonseca, ex-presidente do Conselho Deliberativo. O trio teria sido convocado, no mínimo, três vezes pela Comissão.

"Eles questionam a formalidade da comissão. Por exemplo, argumentam que precisam saber previamente sobre quais fatos, de forma especifica, serão questionados. Que a convocação não poderia ser ‘genérica'. Argumentam também que precisa ser garantido o sigilo dos depoimentos, etc. Tudo fumaça", disse a fonte à GDC.

Zeca Bulhões foi o diretor jurídico da SAF do Botafogo até o final de 2024 - demitido em janeiro de 2025. Ele saiu da SAF do Vasco em novembro de 2022 junto com Adriano Mendes.

O ex-presidente Jorge Salgado, o ex-1º VP Geral Carlos Osório, o ex-2º VP Geral Roberto Duque Estrada, o ex-conselheiro Julio Brant e o ex-presidente da Assembleia Geral Otto de Carvalho já prestaram esclarecimentos à comissão de inquérito.

A Guerreiros da Colina mantém o canal aberto para os nomes citados se pronunciarem, caso tenham interesse e disponibilidade.



Adriano Mendes, então VP de Finanças, disse em setembro de 2021 que "o Vasco não tem mais dono, o dono são vocês (torcedores)". Cinco meses depois, o Cruzmaltino anunciou acordo de 70% de sua SAF para a 777 Partners. Em setembro de 2022, a venda do futebol foi concluída.

Mendes também disse que o Vasco "decide em colegiado", embora tenha saído da gestão Salgado antes do final do mandato.

🎥: Vasco TV



No dia 25 de fevereiro de 2022, o então VP Jurídico Zeca Bulhões esclareceu pontos sobre a negociação entre Vasco da Gama e 777 Partners para a formação da SAF vascaína.

Bulhões prometeu o pagamento de dívidas urgentes ("prioridade para assegurar a saúde financeira do clube") e "protagonismo imediato" do futebol vascaíno.

Hoje, a dívida do Vasco é estimada entre R$ 1,2 bilhão e R$ 1,4 bilhão, de acordo com a consultoria da Alvarez & Marsal. No futebol, o Vasco subiu em quarto lugar na Série B 2022 e terminou na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro 2023.

🎥: Vasco TV



Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo do Vasco na época da constituição da Vasco da Gama SAF, falou ao canal @AVascainos sobre a criação de uma comissão para apurar a venda da SAF do Vasco para a 777 Partners.

Fonseca disse que "se há curiosidade, que satisfaçam", e lamentou que "tem tanta coisa no para-brisa e o pessoal insiste em olhar pro retrovisor".

🎥: Atenção Vascaínos! (07/06/2024)



Fonte: X Guerreiros da Colina