Com gol de Rayan, Brasil vence o Paraguai por 3 a 1 e se garante no Mundial Sub-20
CONMEBOL Torneos @CONMEBOLtorneos
Perto do objetivo com a terceira vitória! 👏🙃
CONMEBOL #Sub20
Classificado! 🇧🇷🔝
@CBF_Futebol jogará seu vigésimo Mundial #Sub20 🏆
Fonte: X CONMEBOL Torneos
Brasil x Paraguai - Melhores Momentos
Fonte: ge
Brasil vence o Paraguai no Sul-Americano Sub-20 de Futebol Masculino 2025 e se classifica para o Mundial da categoria
A seleção brasileira masculina sub-20 de futebol venceu o Paraguai por 3 a 1 nesta segunda-feira (10 de fevereiro), em Caracas (Venezuela), pela terceira rodada do hexagonal final do Sul-Americano 2025. Com o resultado, o Brasil assegurou de forma antecipada uma das quatro vagas da região para o Mundial da categoria, que acontecerá entre setembro e outubro, no Chile.
Embalado por duas vitórias (sobre Uruguai e Colômbia) nesta segunda fase do Sul-Americano, o Brasil abriu o placar logo aos 14 minutos. Gustavo Prado (BRA), depois de acreditar na jogada e acertar o gol em um chute quase sem ângulo. Logo depois, aos 17, saída de bola errada do Paraguai, posse recuperada e passe que encontrou Rayan (BRA) fazer o 2 a 0 na saída de Facundo Lirussi (PAR).
Os paraguaios resolveram reagir e, aos 25, Ángel Aguayo (PAR) diminuiu de cabeça, no primeiro gol sofrido pela seleção no hexagonal final. Cinco minutos depois, quase o empate. Filipe Longo (BRA) fez excelente defesa de um cabeceio de Diego León (PAR), que estava sem marcação dentro da pequena área.
Característica, aliás, de como ficou a partida. Os comandados do treinador Ramón Menezes (BRA) deixavam os adversários gostarem do jogo, mas que ao mesmo tempo não conseguiram criar oportunidades de igualar o marcador. A melhor chance foi de Pedrinho (BRA) em tentativa de encobrir Lirussi (PAR), com a bola caprichosamente passando rente à trave. Fim do primeiro tempo e vantagem de 2 a 1 para o Brasil.
Paraguai domina segundo tempo, mas Brasil encontra gol salvador
O Paraguai continuou gostando do jogo na volta do intervalo e flertava ainda mais com o empate. Aos seis minutos, Octavio Alfonso (PAR) carimbou o travessão através de um petardo da intermediária. A equipe brasileira só defendia e pouco produzia na parte ofensiva. Com 30 minutos, o goleiro paraguaio ainda não tinha sido acionado.
No entanto, no momento mais difícil do jogo, bola recuperada no campo de defesa, Pedrinho (BRA) escapou pela esquerda, saiu da falta e cruzou rasteiro para dentro da área. Lirussi (PAR) deu o rebote para Alisson (BRA) colocar no fundo das redes. Era o terceiro gol do Brasil, dando a tranquilidade necessária para a seleção confirmar a vitória por 3 a 1 e vaga no Mundial Sub-20 de Futebol Masculino 2025.
"Feliz pelo gol e pela classificação. Agora vamos em busca do título", disse Rayan para a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), ainda em campo.
O Brasil soma mais três fundamentais pontos com este triunfo, indo a nove neste hexagonal final do Sul-Americano Sub-20 2025 e obtendo por antecipação uma das quatro vagas da região para o Mundial da categoria, que acontecerá de 27 de setembro a 19 de outubro, no Chile. A seleção pode até perder os próximos dois jogos (contra Argentina e Chile) e empatar em número de pontos (nove) caso o Paraguai vença os dois próximos. No entanto, como o primeiro critério de desempate é o confronto direto, o Brasil se beneficia desta vitória por 3 a 1 sobre os paraguaios.
O time voltará a campo na próxima quinta-feira (13 de fevereiro) às 22:00 (horário de Brasília), contra a Argentina, em jogo válido pela quarta rodada desta fase derradeira do torneio. É um confronto direto na busca pelo título regional, em que a seleção busca o bicampeonato consecutivo. Na primeira fase, os argentinos impuseram a maior derrota do Brasil na história da categoria, com goleada por 6 a 0 na estreia da competição. A Alvi-Celeste foi vice-líder do grupo B, atrás da Colômbia.
Exceto na última rodada, as partidas do hexagonal final serão disputadas na capital, Caracas, nos estádios Brígido Iriarte e Olímpico, localizado no campus da Universidade Central da Venezuela (UCV). A jornada que encerrará o Sul-Americano sub-20 masculino, em 16 de fevereiro (domingo), irá acontecer na cidade de Puerto La Cruz.
O Brasil é o maior campeão do Sul-Americano Sub-20 de Futebol Masculino, com 12 títulos. A conquista mais recente foi obtida na última edição do torneio, em 2023. Nesta de 2025, a seleção terminou a primeira fase na terceira colocação do grupo B, atrás de Colômbia e Argentina.
Paraguay 1 – 3 Brasil
Estadio: Olímpico de la UCV
Árbitro: Yender Herrera (Ven)
Asistentes: Antoni García y José Martínez (Ven)
4to y 5to Árbitros: Mathías De Armas y Horacio Ferreiro (Uru)
VAR: Keiner Giménez (Col)
AVAR: Jenny Arias (Col)
Goles: 25´ Ángel Aguayo (Paraguay) 15´ Gustavo Prado, 17´ Rayan Simplicio y 78´Alisson Santana (Brasil)
Amonestados 69´Ángel Aguayo y 73 ´Diego León (Paraguay); 45+1´ Breno De Souza, 60´ Gabriel Moscardo y 73´ Paulo de Souza (Brasil).
Alineaciones
Paraguay (1): Facundo Insfrán; Maximiliano Duarte (14´ Gadiel Paoli), Lucas Quintana (85´ Matías Argüello) Axel Balbuena y Diego León; Gabriel Aguayo, Ángel Aguayo (85´ Santiago Puzzo), Lucas Guiñazú y Tobías Morínigo (68´ César Miño); Octavio Alfonso (68´ David Fernández) y Tiago Caballero. DT: Antolín Alcaraz
Brasil (3): Felipe Longo; Jair Da Cunha, Gabriel Moscardo (64´ Kauan Rodrigues), Leandro Da Silva y Rayan Simplicio (86´ Filipi Bordon); Breno de Souza, Pedro Silva, Iago Da Silva y Gustavo Prado (86´ José De Lima); Arthur Dos Santos (46´ Paulo De Souza) y Wesley Ribeiro (64´Alisson Santana). DT: Ramón Menezes.
Fonte: Olympics (texto), La Tribuna (ficha)