TV Globo transmitirá Nova Iguaçu x Vasco para RJ, DF, Juiz de Fora e mais 10 estados
Depois de praticamente cinco anos, o Campeonato Carioca vai voltar a ser transmitido pela TV Globo amanhã com a partida entre Nova Iguaçu e Vasco, duelo marcado para as 16h30 (horário de Brasília). O estadual do Rio de Janeiro, que saiu das mãos da emissora de forma conturbada em 2020, passou naquele mesmo ano pelo SBT na final, foi para a Record, onde ficou entre 2021 e 2022, e chegou à Band em 2023, ganha este ano mais uma vez a presença da maior emissora do país.
Para o jogo de retorno, a TV Globo escalou o narrador Gustavo Villani no comando da transmissão. Os comentaristas serão Júnior e Paulo Nunes. Mas não será todo o país que poderá ver essa partida pela TV aberta. A emissora vai transmitir para dez estados além do Rio de Janeiro, do Distrito Federal e da região mineira de Juiz de Fora. Esses outros estados que receberão o sinal são Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Sergipe, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Vale lembrar que a Globo e suas afiliadas possuem outros estaduais. Amanhã, por exemplo, nesse mesmo horário, os pernambucanos verão Náutico x Petrolina, os catarinenses ficarão com Joinville x Figueirense, e os paraibanos verão Serra Branca x Campinense. Mais adiante, haverá ainda exibições do Campeonato Mineiro, Campeonato Gaúcho, Campeonato Cearense e Campeonato Mato-grossense.
A volta da Globo ao Cariocão foi definida oficialmente em dezembro, em acordo fechado com a Brax, que incluiu após dois anos de ausência o Vasco no seu pacote. Agora, nenhum time do estadual do Rio de Janeiro está fora do contrato coletivo de transmissão. A TV Globo, em sinal aberto, vai mostrar 11 jogos da competição ao todo, sendo sete na primeira fase e mais quatro entre semifinais e finais.
Além da TV aberta, o contrato também garantiu os direitos em plataformas pagas, e é por isso que sportv e Premiere também voltam ao Cariocão neste ano. O jogo do Vasco, por exemplo, será exibido para todo o Brasil nos dois canais por assinatura, com narração de Júlio Oliveira e comentários de Pedro Moreno e Richarlyson. No domingo (12), às 19h, Fluminense x Sampaio Corrêa-RJ também será exibido pelo sportv e Premiere com Everaldo Marques, Ana Thaís Matos e Fernando Prass.
Ao todo, na primeira fase da competição, o sportv exibirá 22 jogos, dois por rodada. O Premiere exibe todas as partidas que envolvem Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco.
O Campeonato Carioca continua com a Band, que mostrará 14 jogos na primeira fase, inclusive os jogos de Botafogo e Flamengo contra Maricá e Boavista, respectivamente, neste fim de semana, com o BandSports na TV paga, mas apenas com jogos sem os quatro grandes, e com o Canal GOAT no YouTube, exibindo 42 jogos neste estágio do torneio, segundo tabela oficial da Ferj.
A Globo estava fora do Cariocão desde o rompimento realizado com a Ferj em 2020 por causa do Flamengo, que na época não assinou o contrato coletivo de transmissão com a emissora e, aproveitando a assinatura pelo então presidente Jair Bolsonaro da 'MP do Mandante', transmitiu em seu próprio canal no YouTube jogos do campeonato.
Na época, a Globo alegava que a MP não poderia valer em campeonatos com contratos já assinados anteriormente e decidiu rescindir após entender que o Flamengo feriu sua exclusividade sobre jogos do Boavista, time que apareceu primeiro na FlaTV. Hoje, cinco anos depois, a Fla TV é parceira do Globoplay.
Fonte: Coluna Allan Simon - UOL