Judô: Vascaínos são premiados na cerimônia dos melhores do ano da FJERJ
Quinta-feira, 19/12/2024 - 12:27
Desde a honra de concluir a saga para se tornar um faixa preta até o reconhecimento das láureas mais valiosas no esporte de alto rendimento, como as medalhas olímpicas e paralímpicas, o Judô do Rio de Janeiro celebrou as conquistas desta temporada no último sábado, 14 de dezembro, na Cerimônia de Entrega de Faixas e Premiação dos Melhores de 2024. A festa, sediada pelo Colégio São Bento, recebeu diretores da FJERJ – presidente Jucinei Costa, vice-presidente Jeferson Vieira e diretor técnico Leonardo Lara –, integrantes da Comissão Estadual de Graus coordenada por Marco Aurélio da Gama, atletas, treinadores e toda a comunidade do Judô Rio, além dos convidados especiais Silvio Acácio Borges, presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), e Ney Wilson Pereira, diretor de alto rendimento do Comitê Olímpico do Brasil. Nas palavras de todos, a satisfação pelo progresso do Judô Rio.

Silvio Acácio Borges, Presidente da Confederação Brasileira de Judô
"É uma honra estar participando desta cerimônia, extremamente importante para aqueles que estão conquistando o 1º dan. Este é só o começo da caminhada de conhecimento desta modalidade que tanto nos proporciona a nível de educação e de formação. E por isso mesmo que temos o hábito de nos referir à família do Judô. O Judô que dá muito orgulho para o país, tendo sido a modalidade mais premiada nas Olimpíadas e no Prêmio Brasil Olímpico do COB. Certamente ganhar título é bom, mas tão importante quanto é a conquista dos graus e degraus que vamos alcançando ao longo da nossa caminhada. Essa caminhada que perdura. Há 15 dias, nós fizemos aqui no Rio de Janeiro o Encontro Nacional de Kôdanshas, com mais de 200 participantes de todo país sendo promovidos e discutindo o que fazer para melhorar cada vez mais o Judô, não somente na parte competitiva, mas também na filosófica e na educacional. Estou há 8 anos na CBJ e tenho uma gestão muito próxima à do Jucinei, e para mim é sempre um orgulho ver o trabalho muito bem feito da Federação".

Ney Wilson Pereira da Silva, Diretor de Alto Rendimento do Comitê Olímpico do Brasil
Para mim, este é um momento de muita gratidão à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, atualmente muito bem dirigida e liderada pelo Jucinei Costa. Hoje é um dia de festa. Um dia incrível para todos os judocas que estão avançando no seu conhecimento e os seus familiares aqui presentes. Muitos dizem que a conquista da faixa preta é o fim, mas sempre digo que é o começo. O começo do entendimento do que é a prática do Judô, que é muito mais do que ser faixa preta. É muito mais do que uma prática física. É tudo aquilo que se consegue transmitir na educação dos que vão praticar o Judô. Agradeço de coração à comunidade do Judô do Rio de Janeiro por tudo aquilo que foi possível alcançar.

Jucinei Costa, presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro
Esta celebração das conquistas de 2024 deixa todos na Federação muito felizes. É com imensa satisfação que celebramos neste momento as muitas conquistas e realizações do Judô Rio neste ano. Isso é fruto de um trabalho incansável da nossa equipe e de nossos parceiros. Cada vitória alcançada é motivo de orgulho para todos nós. Acreditamos em uma gestão compartilhada, onde a voz de todos é fundamental para o sucesso do Judô Rio. Ao longo do ano, ouvimos atentamente as respostas dos treinadores e analisamos cada sugestão, para construirmos juntos um plano de ação para o ano seguinte. Essa sempre foi uma tônica do nosso trabalho. Agradeço imensamente aos meus amigos Jeferson Vieira e Leonardo Lara, incansáveis na condução deste grande navio que é a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. E ofereço minhas sinceras congratulações a todos os atletas, técnicos e agremiações pela representação do Judô Rio. Vocês são a razão de todo o trabalho da Federação.

Jeferson Vieira, vice-presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro
O Judô do Rio de Janeiro está em festa e a Federação fica muito honrada com a presença de todos que estão nesta festa. A Federação não mediu esforços para promover esta cerimônia, que representa a conquista de todos os atletas, treinadores e árbitros e aqueles envolvidos com o nosso esporte. Esperamos que 2025 seja tão repleto de conquistas quanto foi 2024.

Leonardo Lara, diretor técnico da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro
Esse é um momento muito importante no calendário da Federação, onde podemos homenagear aqueles que mais se destacaram ao longo de 2024. Este ano foi repleto de desafios para os nossos atletas, treinadores, árbitros e para a Federação como um todo. Sediamos dois eventos nacionais e dois internacionais. Nossos atletas nos levaram a uma jornada de vitórias e sucessos, e nossas equipes ao lugar mais alto dos pódios. O trabalho e a dedicação de nossos treinadores e árbitros foi reconhecido mundialmente. E a Federação liderou torneios, eventos e diversas ações, sendo uma grande referência de organização em todo o Brasil. Mas nada foi tão importante quanto as vidas que todos aqueles presentes nesta cerimônia impactaram com sua dedicação e seu amor pelo Judô.

Marco Aurélio da Gama e Silva, coordenador da Comissão Estadual de Graus
Este momento de receber a faixa é a culminância de um esforço de pelo menos um ano, onde o judoca pode tornar sua conquista pública perante os familiares e companheiros. Por si só, este já seria um momento importante, mas se torna mais especial perante a presença de nomes como o Silvio Acácio Borges e o Ney Wilson. Ainda mais quando eles fazem o uso da palavra e exaltam a ligação afetiva que possuem com a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e valorizam o trabalho feito pelo presidente Jucinei Costa e pela Comissão de Graus.

PREMIAÇÃO MELHORES DO ANO 2024

A Cerimônia de Premiação dos Melhores do Ano contemplou atletas que representaram o Judô Rio em eventos internacionais em todas as classes, técnicos que representaram o Judô Rio nos Campeonatos Brasileiros, árbitros que representaram o Judô Rio em eventos nacionais e internacionais, os parceiros da FJERJ, as agremiações melhores colocadas no ranking do Circuito Estadual, no geral e classe por classe, e do Circuito Hajime, os atletas melhores colocados no ranking do Circuito Estadual em todas as classes.

Veja, abaixo, as agremiações vencedoras do Circuito Estadual e do Circuito Hajime e os atletas melhores ranqueados em 2024. A lista completa pode ser encontrada em judorio.org/ranking.

Circuito Estadual – Geral
Campeão – Clube de Regatas do Flamengo
Vice-Campeão – Judô Comunitário Instituto Reação
3º Lugar – Umbra / Club de Regatas Vasco da Gama
4º Lugar – Impact Fight School
5º Lugar – Botafogo Judô

Circuito Estadual – Agremiações da Capital do Estado
Campeão – Clube de Regatas do Flamengo
Vice-Campeão – Judô Comunitário Instituto Reação
3º Lugar – Umbra / Club de Regatas Vasco da Gama

Circuito Estadual – Agremiações do Interior do Estado
Campeão – Impact Fight School
Vice-Campeão – Instituto Santa Cruz de Esportes
3º Lugar – Associação Budokan Judo Karate Clube

Circuito Estadual – Sênior Agremiações
Campeão – Clube de Regatas do Flamengo
Vice-Campeão – Judô Comunitário Instituto Reação
3º Lugar – Umbra / Club de Regatas Vasco da Gama

Circuito Estadual – Sênior Atletas
Rafaela Lopes Silva – Clube de Regatas do Flamengo
Gabriel Falcão Lira – Judô Comunitário Instituto Reação

Circuito Estadual – Sub-21 Agremiações
Campeão – Clube de Regatas do Flamengo
Vice-Campeão – Judô Comunitário Instituto Reação
3º Lugar – Umbra / Club de Regatas Vasco da Gama

Circuito Estadual – Sub-21 Atletas
Beatriz Rosa Comanche – Umbra / Club de Regatas Vasco da Gama
Matheus Guimarães de Abreu – Judô Comunitário Instituto Reação

Circuito Estadual – Sub-18 Agremiações
Campeão – Clube de Regatas do Flamengo
Vice-Campeão – Umbra / Club de Regatas Vasco da Gama
3º Lugar – Judô Comunitário Instituto Reação

Circuito Estadual – Sub-18 Atletas
Maria Júlia Couto Hottis – Clube de Regatas do Flamengo
Victor Hugo Oliveira Santiago da Silva – Umbra / Club de Regatas Vasco da Gama

Circuito Estadual – Sub-15 Agremiações
Campeão – Clube de Regatas do Flamengo
Vice-Campeão – Judô Comunitário Instituto Reação
3º Lugar – Impacto Fight School

Circuito Estadual – Sub-15 Atletas
Clarisse Rocha Vallim – Clube de Regatas do Flamengo e Gabriela Pereira Santos – Judô Comunitário Instituto Reação
Saulo Laport Ferreira – Judô Comunitário Instituto Reação

Circuito Estadual – Sub-13 Agremiações
Campeão – Clube de Regatas do Flamengo
Vice-Campeão – Botafogo Judô
3º Lugar – Judô Comunitário Instituto Reação

Circuito Estadual – Sub-13 Atletas
Fernanda Luciana da Silva Sena – Clube de Regatas do Flamengo
Pedro Jorge Assis Pinto de Carvalho – Associação Budokan Judo Karate Clube

Circuito Estadual – Veteranos Agremiações
Campeão – Clube de Regatas do Flamengo
Vice-Campeão – Judô Zona Oeste
3º Lugar – Tijuca Tênis Clube

Circuito Hajime – Geral
Campeão – Associação Judô Zoshikan Helio de Oliveira
Vice-Campeão – Centro Educacional José de Paiva Neto
3º Lugar – Botafogo Judô
4º Lugar – Judô Clube Ren-Sei-Kan
5º Lugar – Judô Comunitário Lar Fabiano de Cristo



Fonte: FRERJ