Vasco segue em 6º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros
Domingo, 08/12/2024 - 07:41
Na edição atual do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom analisa o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 1,9 milhão de novos seguidores durante o mês de novembro. Os cinco clubes que mais se destacaram foram: Flamengo, Corinthians, Botafogo, Santos e Atlético-MG. Juntos, foram responsáveis por 1,4 milhão de inscrições, ou 74% do total entre todos os 50 clubes no período.

O Flamengo, atual campeão da Copa do Brasil, liderou o ganho de seguidores entre os clubes em novembro e obteve o seu maior resultado de 2024 ao somar 655 mil novas inscrições em suas redes oficiais. O "Rubro-Negro" também esteve à frente no ganho de seguidores no Instagram (405 mil) e no "X" (40 mil). No TikTok, o clube registrou 200 mil novas adesões e dividiu a liderança da plataforma com o Corinthians. Além disso, pelo segundo mês consecutivo, o Flamengo atingiu marcas inéditas – em novembro chegou à 61 milhões de inscrições na somatória de suas redes sociais, o que representa um acúmulo de mais de 1 milhão de novas adesões nos perfis oficiais do "Mengão" em apenas dois meses.

O Corinthians figurou no segundo lugar entre os maiores crescimento do mês. O clube paulista somou mais de 500 mil novas inscrições no combinado de suas mídias digitais. O Instagram (227 mil novos inscritos) e o TikTok (200 mil) foram responsáveis por 85% do resultado geral. No YouTube, o "Timão" liderou ao registrar 60 mil novos seguidores. Os números podem estar relacionados à performance do time em campo, que acumulou diversas vitórias em sequência.

O Botafogo, campeão da Copa Libertadores da América e ainda na briga pelo título do Brasileirão, obteve o terceiro maior resultado do mês ao somar 115 mil novas inscrições no total de seus perfis e chegar à 12ª posição do Ranking Digital. O clube desbancou a Chapecoense, que ocupava a 12ª posição. Esse resultado se deve principalmente à conquista inédita da Copa Libertadores da América.

Em novembro, o maior destaque do Botafogo foi no TikTok ao registrar 54 mil novos seguidores, o que colaborou para que o clube totalizasse 1 milhão de inscrições na plataforma. No Instagram, o "Fogão" contabilizou 47 mil novas adesões.

O Santos, que garantiu seu retorno à primeira divisão nacional em 2025, registrou o quarto maior desempenho do mês ao contabilizar mais de 80 mil novas inscrições na somatória de suas redes oficiais. 99% de todo o crescimento do "Peixe" veio do Instagram (79,5 mil novos seguidores). Estes ganhos são resultados do título do clube da Série B do Brasileirão e consequente retorno à Série A na temporada 2025.

O Atlético-MG, finalista da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, fecha o TOP5 dos maiores desempenhos ao registrar 72 mil novos seguidores no acumulado de seus canais digitais. O maior crescimento do "Galo" foi no Instagram, com 56 mil novos inscritos, ou 76% de todo o seu desempenho, seguido do YouTube, plataforma na qual o clube obteve o segundo maior resultado de mês ao somar 14 mil novas adesões.

Ceará e Sport, que conquistaram vaga para a Série A de 2025, também se destacaram no ganho de seguidores em novembro. O Ceará alcançou seu maior ganho do ano ao somar 71 mil novas inscrições e o Sport registrou 54 mil novos seguidores, este foi o segundo melhor resultado do clube em 2024.

A Portuguesa conseguiu o segundo maior resultado de toda sua série histórica ao somar cerca de 50 mil novos seguidores no último mês, atrás apenas de maio de 2022, quando a "Lusa" foi campeã da Série A2 do Campeonato Paulista e conquistou 65 mil novos seguidores. Somente no último mês, o clube viu sua base digital crescer 7%. Esta foi a maior variação de crescimento entre os 50 clubes do Ranking de novembro. Além disso, o clube subiu duas posições e agora ocupa o 36º lugar no Ranking Digital dos Clubes Brasileiros. O resultado positivo pode ser consequência do anúncio da transformação do clube em SAF (Sociedade Anônima do Futebol), no final de novembro.

Veja abaixo o levantamento completo:



Fonte: Ibope Repucom