Herói do Vasco no fim da temporada 2023, Serginho não deve ser aproveitado pelo clube no ano que vem
Aos 38 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Serginho do Vasco contra o Bragantino
Há exatamente um ano, no dia 6 de dezembro de 2023, o Vasco venceu o Bragantino por 2 a 1 em São Januário e escapou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão. Herói improvável daquela partida, Serginho atuou em apenas oito jogos na atual temporada e, no momento, ainda não sabe o que vai ser do seu futuro.
No Brasileirão do ano passado, o Vasco chegou na última rodada precisando de uma vitória simples para se garantir na Série A. E começou o jogo contra o Bragantino abrindo o placar, com o chute de Paulinho que desviou no meio do caminho e deixou Cleiton sem chances de defesa.
Mas, no início do segundo tempo, Léo Ortiz (hoje no Flamengo) marcou em lance de oportunismo dentro da área e deixou tudo igual.
Naquele momento, o Vasco encontrava-se na 17ª colocação e estava sendo rebaixado, já que o Bahia goleava o Atlético-MG, e o Santos ia empatando com o Fortaleza na Vila Belmiro. Aos 38 minutos do segundo tempo, no entanto, Paulo Henrique fez ótima jogada pela direita e cruzou na medida para Serginho marcar de cabeça e causar uma explosão em São Januário (veja no vídeo que abre a matéria).
Com a virada, o Vasco saltou para a 15ª colocação, com 42 pontos - o Santos ainda sofreu o segundo para o Fortaleza, terminou em 17º lugar e acabou rebaixado. Serginho, que entrou aos 19 minutos da segunda etapa, havia marcado apenas um gol no campeonato antes disso.
- Eu nunca duvidei de que poderia ajudar o time. Muitas vezes a gente é criticado, às vezes até sem merecer, porque talvez eu vim de um mercado diferente do futebol. Mas Deus é fiel. E hoje ele provou, não só para mim, mas para todo mundo que todo mundo pode nessa vida. Eu, você, todo mundo. É só acreditar - desabafou ele depois da partida.
Oito jogos em 2024
Serginho tem contrato com o Vasco até dezembro de 2025. Portanto, tem mais um ano por cumprir.
Este ano, ele fez parte do elenco no primeiro semestre, atuou poucas vezes no Carioca e no Brasileirão e acertou sua transferência por empréstimo para o Criciúma na janela do meio do ano. No time catarinense, no entanto, ele recebeu raras oportunidades e terminou sendo rebaixado com o clube para a Série B.
No total, Serginho foi a campo em apenas oito jogos nesta temporada: cinco pelo Vasco e três pelo Criciúma. Apenas dois deles como titular.
O atacante segue à disposição do Criciúma para a última rodada do Brasileirão. Em seguida, a princípio é aguardado para reapresentar-se no Vasco, mas não deve ser aproveitado pelo clube. Seus empresários estão recebendo contatos de times do Brasil e do exterior, e a a expectativa é de que as conversas aumentem com o fim do campeonato.
Em caso de propostas pelo atacante, de um novo empréstimo ou uma transferência em definitivo, o Vasco não deve dificultar a saída.
Fonte: ge